Lição 16ª Como selecionar uma lente

 

 

 

 

 

   

As máquinas fotográficas compactas digitais têm um zoom que não podemos mudar. Geralmente é uma lente de alcance médio; por exemplo, in18-55 mm (que equivale aproximadamente a 28-90 mm nas câmeras de película), ou um 18-105 mm (que equivale aproximadamente a um 28-170 mm nas câmeras de películas). Isto significa que com somente uma lente temos uma grande angular, normal e teleobjetivo curtas. Neste caso podemos selecionar a máquina segundo a distância focal da lente que tem.

No caso das câmeras SRL (reflex que usam película) ou DSRL (reflex digitais), podemos selecionar a lente que queremos comprar para o tipo de fotografia que queremos fazer. Eu recomendo em princípio comprar um zoom de médio alcance com 18-55mm, 18-105mm ou inclusive 18-135mm.

Qualquer uma destas lentes vai nos permitir fazermos diferentes imagens e cobrir a maior parte das fotos que vamos fazer.

Uma segunda lente poderia ser um teleobjetivo longo, 18-200mm DX (ou um 28-300 mm para as máquinas SRL). Isto vai permitir fazer fotos a maior distância.

Se você gosta de fazer retratos, recomendo-lhes que comprem uma lente fixa de 80 mm, 100 mm, ou 105 mm. São verdadeiramente as melhores lentes para este tipo de fotografia, e vão ficar surpresos com os resultados que podem atingir com elas.

Como vamos ver no capítulo 3, uma coisa importante das lentes que é preciso levar em conta é o diafragma mais aberto. Se você puder, compre as lentes com uma máxima abertura de pelo menos f/2.8. Estas lentes são mais caras, mas vale a pena cada centavo.

Há lentes DX que têm um sistema de estabilização da imagem. Isto faz com que seja possível fazer fotos a uma velocidade de obturação mais baixa (ver capítulo 4) sem que a foto fique movida. Estas lentes também são mais caras, mas são incríveis para fazer fotos em situações de pouca iluminação.