Lição 18ª O diafragma

 

 

 

 

 

   

O diafragma controla a quantidade de luz que atravessa a lente e chega à película ou ao sensor. O diafragma fica no interior da lente e é feito de um anel de chapas de metal que se sobrepõem e que se abrem no momento quando pressionamos o botão disparador. Quanto ele se abre depende do #f (ou diafragma) que nos selecionemos na máquina.

Nas lentes mais velhas das SRL manuais e em algumas lentes das máquinas SRL analógicas, temos que pôr o diafragma selecionado na lente. Nas lentes digitais e na maioria das lentes das máquinas SRL, tenho que pôr o #f selecionado na máquina.

Este é um exemplo de diferentes diafragmas, não foi feito em escala real.

 

Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz chega à pelicula ou ao sensor. Quanto mais fechado estiver, menos luz chega à pelicula ou ao sensor.

O tamanho da apertura da lente se mede em número f: #f. Os diferentes diafragmas das lentes são:

1,4 2 2,8 4 5,6 8 11 16 22 32 45 64

O diafragma f/1,4 é o mais aberto de todos os diafragmas, e por isso o que deixa passar mais luz. O diafragma f/64 é o mais fechado e deixa passar menos luz.

Entre diafragma e diafragma há um ponto de diferença. Qual é o equivalente de um ponto? O duplo ou a metade. Um #f deixa passar o duplo da luz que o #f que lhe segue ou a metade de luz que o #f anterior (um ponto). Por exemplo, o diafragma f/8 deixa passar 1 ponto menos de luz do que o diafragma f/5.6, o qual significa que a metade de luz chega à película ou sensor. E vice-versa: o diafragma f/5.6 deixa passar 1 ponto mais de luz do que o diafragma f/8, ou seja, o duplo.

Não tem nenhuma lente que tenha todos os diafragmas. Por exemplo, uma lente de 35 mm pode ter de f/1,4 até f/22, e uma lente de uma máquina fotográfica de formato grande pode ter de f/5,6 até f/64.

As lentes mais novas têm diafragmas intermédios que podem ser desde ½ ponto o de 1/3 de ponto.

Por exemplo: f/5.6 f/6.3 f/7.1 f/8 f/9 f/10 f/11 Os #f em preto são os pontos inteiros e os vermelhos são os pontos terços.

Por exemplo: f/5.6 f/6.3 f/7.1 f/8 f/9 f/10 f/11 Os #f em preto são os pontos inteiros e os vermelhos são os pontos terços.

O tipo de lente pode ser de médio ponto ou de terços, mas isto vai depender da marca, modelo e tipo de máquina e lente que estiver usando.

O mais importante é sabermos quais são os pontos inteiros para depois poder tirar bem a foto. Se você tirar a foto com a máquina de maneira automática, a máquina vai decidir com que diafragma vai tirar a foto segundo a luz que houver.

As lentes podem ser descritas como: rápidas (abrem, por exemplo, até f/1,4) ou lentas (abrem até f/4 ou menos). Como mencionamos anteriormente no capítulo 2, uma lente rápida faz possível com que façamos fotos em situações com pouca luz sem ter que usar trípode. As lentes rápidas e com diafragmas mais abertos são sempre mais caras do que as lentes com diafragmas mais fechados (lentos).

Por que é importante o diafragma ou a apertura da lente? Como dissemos anteriormente, o diafragma controla a quantidade de luz que passa através da lente e chega ao sensor ou película. O diafragma é uma das 3 variáveis (as outras dois são a velocidade e a sensibilidade) que determina que a foto fique bem exposta. Uma foto com uma correta exposição é aquela que recebeu a quantidade precisa de luz, nem mais (a foto ficaria clara demais) nem menos (a foto ficaria escura).

Porém, isso não é tudo que controla o diafragma. Ao mudarmos o diafragma também vamos mudar a profundidade do campo.