Lição 2ª Máquinas fotográficas

 

 

 

 

 

 

   

Como dissemos anteriormente, o primeiro passo para poder tirar boas ou melhores fotografias é conhecer a sua própria máquina fotográfica. E se ainda não tiver nenhuma ou quiser trocá-la por outra, é importante que saiba o que é preciso levar em conta no momento de comprar uma.

Vamos começar vendo os diferentes tipos ou formatos de máquinas fotográficas que existem hoje no mercado.

Tipos de máquinas fotográficas:

1) Máquina fotográfica de formato pequeno ou 35mm:

As máquinas de 35 mm são as mais populares usadas mesmo por aficionados ou profissionais da Fotografia. A maioria dos modelos vão produzir uma imagem de 24x 36mm. Estas máquinas são desenhadas para que sejam fáceis e rápidas de usar.

Há 3 categorias de máquinas de 35 mm .

A primeira categoria são as compactas ou “point and shoot”.

Estas máquinas fotográficas são as mais pequenas e leves de todas, por isso levam esse nome. Oferece a vantagem que podemos levá-las a todos os lugares em um bolso e podem ser usadas de maneira fácil e rápida. Faz alguns anos estas câmeras eram totalmente automáticas. Somente era preciso apontar a máquina ao alvo que queríamos fotografar e pressionar o botão disparador. Basicamente a câmera fazia tudo sozinha.

Hoje em dia as câmeras compactas vêm com diferentes funções manuais e são cada vez mais semelhantes às câmeras reflex (seguinte categoria). O que significa isto para a pessoa que vai tomar a foto? Significa que vai ter um melhor controle de como vai ficar a imagem final. Vai poder decidir se a foto vai sair mais escura ou mais clara ou corrigir quando a foto sair muito escura ou clara. Também vai poder mudar ou corrigir a cor da foto.

Isto é uma grande vantagem que a maioria das pessoas desaproveita por não conhecerem todas essas funções manuais. Nós através deste curso vamos explicar e ver as funções mais importantes destas câmeras.

Câmera compacta NIKON Coolpix

A maior desvantagem destas câmeras é que elas têm uma lente (zoom) que não pode ser mudado. Isto faz com que a máquina seja um pouco mais limitada na hora de fazer diferentes fotografias (falaremos sobre as diferentes lentes no próximo capítulo). Outra desvantagem é que apesar de terem várias funções manuais, não oferecem o mesmo controle sobre a foto do que uma máquina reflex.

A segunda categoria destas máquinas de 35 mm são as máquinas reflex. Elas são maiores e mais pesadas do que as compactas e oferecem a possibilidade de lentes intercambiáveis. Isto abre um grupo de possibilidades, pois as fotos podem ser tomadas desde perto e de bem longe, com muita ou pouca luz. Estas lentes também oferecem maior nitidez e qualidade da foto final. E essa é um dos motivos pelos quais os Fotógrafos profissionais selecionam este tipo de máquinas.