Lição 3ª Tipos de máquinas fotográficas

 

 

 

 

 

   

1) Máquinas de formato pequeno ou 35mm (continuação):

Como acontece com as máquinas compactas, este tipo oferece a possibilidade de tomar fotos de maneira totalmente automática. Mas também oferecem a possibilidade de fazer fotos de maneira totalmente manual. Isto quer dizer que tudo que vai acontecer na foto pode ser controlado: a quantidade de luz que vai entrar, a cor da foto, as partes ou objetos da foto que vão ficar nítidos (focalizados) e os que vão ficar imprecisos (desfocados), etc.

Câmera 35 mm DSRL Nikon D90

Outra vantagem das máquinas Reflex é que o que vemos através do visor é quase exatamente o que vai aparecer na foto. Uma desvantagem é que ao pressionarmos o botão disparador, deixamos de ver o que estamos fotografando.

Este modelo de máquina também faz possível conectar um flash externo, pode ser um flash de estudo ou um hot shoe. As máquinas compactas vêm com um pequeno flash incorporado e não podem ser conectados outros tipos de flash.

A terceira categoria são as máquinas rangefinder, como as Leica. Nestas máquinas o visor por onde olhamos para fazer a foto fica ao lado da lente. Isto quer dizer que o que nós vemos não é exatamente o que vamos tirar.

Na maioria destas máquinas, as lentes podem ser mudadas e, como mencionamos anteriormente, isto é uma grande vantagem. Também oferecem a possibilidade de conectar

 

Câmera rangefinder 35 mm. LEica M7TTL.72

Uma característica destas máquinas é que não têm muitas funções automáticas; em geral são usadas pelos fotógrafos que querem utilizar a máquinas em modo Manual.

Este tipo de máquinas, especialmente as Leica, são extremadamente caras.