Lição 7ªCâmeras

 

 

 

 

 

   

Máquinas digitais VS. Máquinas de películas.

Desde que a primeira câmera digital apareceu, existe uma grande discussão entre os Fotógrafos profissionais e inclusive aficionados, relacionada com o fato de que se as fotos com máquina digital são melhores do que as fotos tomadas com máquina de películas (e vice-versa).

Na minha opinião, esta é uma discussão bastante inútil, pois ambas as máquinas digitais e as de películas têm a mesma função: fazer fotos. Porém, essa é a única semelhança. São duas maneiras diferentes de fazer fotografia que oferecem resultados diferentes. Seria como discutir o que coisa é melhor: pintar com aquarela ou óleo. Nenhuma opção é melhor, são duas maneiras diferentes de pintar um quadro.

A seguir vou mencionar as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma. Assim serão vocês quem decidirão com que tipo de máquina vão fotografar: com uma máquina de películas ou uma digital. Poderiam inclusive fazer fotos com as duas.

Uma das maiores vantagens das máquina digitais é que podemos ver a foto no momento. Isto permite saber se a foto ficou bem ou mal (por exemplo, se ficou muito escura ou tem muita luz, se não é nítida, se a pessoa fechou os olhos, etc.) e temos que tirar outra foto. Com as máquinas de película não podemos ver as fotos até que revelamos e imprimimos o rolo de fotos. Ou seja, se uma foto não foi boa, não há nada que possamos fazer.

Outra grande vantagem é que com as máquinas digitais podemos poupar muito dinheiro. A película, o revelado da película e inclusive imprimir as fotos pode chegar a ser bastante caro. Com as máquinas digitais somente temos que imprimir as fotos (somente se quisermos, porque também podemos vê-las em um computador). Assim, o custo é bem menor.

Uma grande vantagem das câmeras que usam película é que não existe um tempo de espera entre o momento quando se pressiona o botão disparador e o momento em que a câmera toma a foto. Isto significa que a máquina tira a foto no momento quando eu pressiono botão disparador. Isto não acontece com as câmeras digitais. Ao pressionar o botão disparador para tirar a foto, a máquina demora um tempo em tirar a foto. Esse tempo é mínimo e nos modelos mais novos é cada vez menor. Mas este tempo pode fazer, por exemplo, com que uma pessoa da na foto feche os olhos.

Outra vantagem de tirar fotos com película é que podem ser feitas muitas exposições (a maioria das máquinas digitais não oferece esta função). Isto significa fazer duas ou mais fotos em uma mesma imagem, ou seja, superpor diferentes imagens para fazer uma foto. Logicamente, isto pode ser feito depois com um programa como Photoshop, mas fazer este efeito na máquina pode trazer surpreendentes resultados.

Inclusive, se conseguirmos obter várias exposições com uma máquina digital, a imagem vai ter ruído.

O que coisa é o ruído em uma imagem digital? O ruído acontece quando em alguma parte da imagem deveria haver uma cor lisa, e aparecem uns pontos com diferentes cores. O ruído faz com que a imagem perda qualidade, uma questão que os que fazemos fotos devemos evitar.

Também quando tiramos fotos com uma máquina digital em situações onde há pouca luz, por exemplo, à noite ou em algum ambiente interior, a imagem pode conter ruído. Isto nunca acontece quando usamos películas.

Aqui tem uma foto que recebeu pouca luz (eu a fiz mais clara em Photoshop para ilustrar o exemplo). Se enxergarem bem a pele, vão perceber que tem muitas manchas amarelas que fazem com que a pele seja rara e feia. Isto é ruído, algo que não é visualmente lindo ou agradável.

 

Como vocês podem ver, mesmo as câmeras digitais quanto as câmeras de películas têm suas vantagens e desvantagens. Vocês têm que selecionar a câmera que querem usar para fazer fotos e que funciona melhor para o tipo de foto que visam obter. E lembrem sempre que podem usar as duas.

Como provavelmente sabem, tem centos de modelos de câmeras no mercado atualmente. Então, como posso escolher se quiser comprar uma? Todas as marcas (Nikon, Canon, Leica, Sony, Pentax, etc.) têm diferentes modelos para cobrir diferentes necessidades fotográficas. O primeiro que é preciso fazer é estabelecer um pressuposto, ou seja, quanto é que quero ou posso gastar em uma máquina. Depois decido a marca que vou comprar.

Hoje em dia em Internet tem muita informação. Convém sempre pesquisar um pouco antes de comprar. Há muitos sites onde as pessoas que compraram diferentes máquinas deixam comentários sobre estes aparelhos. Convém sempre lê-los para ver se estão satisfeitos com o que compraram. O que a câmera pode fazer nem sempre é igual ao que o fabricante diz que pode fazer. Ver as diferentes opiniões dos compradores pode ser bem útil.