Lição 10ª

 


 

 

 

 

 

COMPONENTES DA CONDUTA SOCIAL

Quando nos relacionamos com os demais, o que comunicamos não se compõe exclusivamente de palavras. Imaginemos que um companheiro de trabalho ao que pedimos ajuda.

“Agora não posso; espera só um minutinho”

Nossa reação será muito diferente se estas palavras nos as disse gritando, com um gesto brusco de mãos, e com um olhar de irritado, ou bem com um tom de voz tranqüilo, com um sorriso e por enquanto nosso companheiro nos aperta suavemente o ombro.

Se nos colocamos na situação do emissor, seguro que podemos relembrar situações nas que nossas palavras não soaram bem aos demais, embora para nós o conteúdo nos tenha parecido correto; talvez fossem esses elementos não verbais os que “se comunicaram” por nós.

Podemos conceituar de duas maneiras as habilidades sociais:

• De forma global o molar: desde esta ótica considera-se o comportamento de forma geral; fala-se então de habilidade de pedir um favor, de iniciar e manter uma conversação, de rejeitar uma petição…

• De forma molecular: este ponto de vista supõe “analisar” o comportamento em diferentes componentes; por exemplo, pedir um favor supõe utilizar uma serie de palavras, do tipo “Posso te pedir um favor?”, com um tom de voz determinado (não se costuma pedir favores falando alto), olhando diretamente aos olhos, e procurando o momento mais adequado, para ter mais probabilidades de que nos façam caso.

Quando queremos melhorar nossas habilidades sociais o que devemos fazer é analisar esses componentes para poder melhorar-los; assim é mais fácil mudar nosso próprio comportamento.

Centrando-nos em aspectos concretos, e não em generalidades.

Pensemos por um momento numa pessoa que se propõe o objetivo “tenho que me mostrar mais seguro quando fale com meu encarregado”.

Terá mais possibilidades de sucesso se faz um analise dos componentes do comportamento “ser mais seguro”. Isto significa falar com um tom de voz firme, olhar nos olhos, dizer coisas sem rodeios, etc. A esta pessoa lhe será mais fácil se colocar objetivos concretos do tipo “hoje vou olhar nos olhos do encarregado quando fale com ele”.

Os componentes das habilidades sociais são:

• Componentes verbais: fazem referência ao conteúdo da conversa, que é a ferramenta que geralmente utilizamos as pessoas para relacionarmos com os demais.

• Componentes para-lingüísticos: baixo estes términos se englobam aspectos como o tom de voz, a fluidez e a velocidade da fala, que modulam o conteúdo.

• Componentes não verbais: variáveis como a expressão facial, o olhar, os gestos, a distância interpessoal …são comunicativas em si mesmas, e no mesmo tempo mudam e/ou matizam o conteúdo de uma mensagem.