Lição 15ª

 


 

 

 

 

 

POSTURA CORPORAL

A postura do nosso corpo quando nos comunicamos, pode ser tanto o mais comunicativa que o próprio conteúdo verbal. Se nos centramos neste valor comunicativo das emoções e atitudes, poderíamos diferenciar vários tipos de posturas, atendendo ao que expressam. Algumas delas são:

• Aproximação: a inclinação para frente do corpo é sinal de que estamos prestando atenção e que nos interessa o que nos diz a outra pessoa. Também é o fato de que os braços e pernas não se cruzem, assim como as mãos estendidas para o interlocutor.

• Retirada: quando uma situação comunicativa não nos interessa, voltamos o corpo para trás, e inclusive o retiramos.

• Expansão: o corpo está erguido, o tronco reto, inclusive levemente inclinado para trás, ombros subidos e a cabeça erguida; é a postura do orgulho, da arrogância, inclusive do desprezo aos demais. Esta postura pode ver-se reforçada colocando as mãos entrelaçadas na nuca.

• Contração: o corpo esta retraído sobre si mesmo (ombros caídos, cabeça inclinada para baixo, peito decaído, braços que penduram de um lado a outro…); é uma postura de reflexa depressão, estado de baixo astral, retraimento e/ou inseguridade.

• Ira: quando estamos irritados tendemos a inclinar o corpo para diante e apertar os punhos.

São muitos os expertos que têm tratado de classificar as diversas posturas em função de seu valor comunicativo. Em qualquer caso, sempre devemos de ter em conta que as conclusões acerca de que nos transmitem os demais se obtêm tendo em conta o conjunto de todos os canais de informação, verbais e não verbais, assim como o contexto onde tem lugar o episódio comunicativo.

Além do mais, utilizar uma postura corporal correta pode nos servir para sermos mais convincentes e melhores comunicadores se serve para acompanhar a fala. Uma mudança na postura pode chamar a atenção do interlocutor e indicar que se vai mudar de assunto, ou que se quer lhe dar mais ênfase ao que se vai dizer, ou bem para tomar ou ceder a palavra.