Lição 25ª

 


 

 

 

 

 

 

OS ESTILOS DE COMPORTAMENTO E DE COMUNICAçãO

O comportamento social das pessoas podemos situar-lo em um continuo de estilos de resposta:

Continuo passivo

Assertivo

Agressivo

habilidadessociales

Inibido Assertivo Passivo

Uma pessoa que se comporta de maneira inibida não expressa com claridade o que deseja ou o que pensa, e, portanto é possível que não lhes respeitem seus direitos, que escolham por ela, ou inclusive que se aproveitem dela. O componente verbal e não verbal de comportamento inibido dão a entender aos demais idéias como: “eu não conto”, “minhas necessidades são menos importantes que as tuas” ou “você é mais importante que eu”.

Em ocasiões, pode acontecer que os seres avassalados constantemente produzam nas pessoas explosões de ira, como resultado de uma acumulação de tensão, e se comportem de maneira agressiva.

O comportamento agressivo pretende conseguir os objetivos próprios sem respeitar os dos demais, ou inclusive a custa deles, chegando inclusive a avassalar à outra pessoa. As mensagens, que chegam aos demais são do tipo “isto é o que quero, e é mais importante que o que você quer”, “isto é o que penso, e é correta, a diferença do que pensa você”.

O comportamento assertivo, no entanto, respeita os direitos básicos dos demais, ainda tratando de conseguir os objetivos próprios. A pessoa assertiva não ameaça, não castiga aos demais. “Isto é o que penso”. “Isto é o que sinto”. “Eu vejo as coisas assim”, são idéias que transmite a pessoa que se comporta de maneira assertiva.

Em princípio, o comportamento assertivo é o mais desejável, pois como veremos a continuação, é o que mais pode ajudar-nos a comunicar-nos e também manter nossa rede de apoio social. Contudo, não esquecemos o comportamento é situacional: as coisas que dizemos, fazemos, ou pensamos têm lugar num contexto determinado, que é o que determinara em parte a utilidade de nosso comportamento.

Em ocasiões pontuais, comportar-nos agressivamente ou, pelo contrario, inibidamente, nos levara a obter melhores resultados, mas devemos optar pela assertividade na maior parte das situações, devido às desvantagens que leva em longo prazo.

A continuação se expõe as características básicas dos três estilos de resposta. Os modelos que se propõem são gerais, não têm que estar presentes necessariamente todas as características presentes; cada pessoa tem suas particularidades na hora de se comportar.

Por outro lado, é muito importante ter em conta o fato de que o comportamento esta condicionado pela cultura onde vivemos. Assim, o fato de qualificar um comportamento como assertivo, agressivo ou inibido não se deve realizar de maneira taxativa. Existem culturas nas que costumam levantar mais o tom da voz, ou as pessoas se comunicam se situando mais perto no espaço.

Também existem grandes variações culturais tanto na classe como na quantidade de tacto usado nas conversações. Não só podemos falar de diferenças culturais; também existem diferenças em função do rol que tenhamos num momento determinado; uma pessoa se comunica de maneira diferente se esta com amigos, sua família, seus companheiros de trabalho...

Portanto, qualificar um comportamento como assertivo, inibido ou agressivo depende não só das características do mesmo, senão dos objetivos que se propõe o comunicador assim como das conseqüências do mesmo.