Lição 5ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPETêNCIAS BASICAS PARA ACEDER AO MERCADO LABORAL

A sociedade de informação supôs uma mudança nas atividades produtivas e de serviços, assim como uma maior complexidade.

Aparece uma nova forma de entender as formas de organização de funções e tarefas dos trabalhadores dentro das empresas. Também mudaram as exigências para aceder ao mercado de trabalho, que superam a mera formação acadêmica e a acumulação de títulos.

Requere-se que os trabalhadores sejam competentes, quer dizer, que saibam fazer coisas”, e que estejam motivados para aprender coisas novas, além do mais de que possuam os conhecimentos mínimos necessários para afrontar a tarefa.

Uma definição acertada de competência é:

“Competência laboral é a capacidade produtiva de um individuo que se define e mede em términos de desempenho num determinado contexto laboral, e não somente em conhecimentos, destrezas ou habilidades entre o saber, o saber-fazer e o saber-ser

Agustín Ibarra

Existe três tipos de competências laborais:

Competências básicas: são os requisitos mínimos que se exigem na maioria dos empregos. Fazem referencia a todas aquelas habilidades e conhecimentos que se necessitam como mínimo para desempenhar a maior parte dos empregos. Embora sempre haja exceções, e haja diferenças entre distintas profissões, os expertos coincidem em que hoje em dia as competências básicas são:

Domínio de outra língua

Conhecer e aplicar a tecnologia informática como usuário (navegação, processamento de textos...).

Conhecer o contexto legal e econômico onde se desempenha a tarefa produtiva (direitos, obrigações,...).

Competências profissionais: são o conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados com o posto de trabalho em concreto. A um administrativo de pessoal se lhe exige que conheça um programa de gestão de salários, que saiba contabilidade... Este tipo de competências, portanto, são diferentes para cada ocupação.

Competências transversais: habilidades e conhecimentos não relacionados especificamente com uma atividade profissional. Manifestam-se em distintas ocupações, e têm mais que ver com a forma em que se realiza o trabalho. As que têm mais impacto no mundo laboral têm que ver com a relação com outras pessoas; estamos falando da capacidade de trabalhar em equipe, de resolver conflitos e de negociar.

Muitas das dificuldades que apresentam as pessoas para manter um emprego são explicadas por o déficit nestas competências, que não são senão competências sociais.