Lição 20 ª Eliminação de parasitos externos do cachorro

 

 

 

 

 

   

Este tema nos preocupa muito no começo, mas em dependência da época do ano e do lugar onde moramos, vai ganhar mais ou menos importância.

Tem muitas marcas comerciais igualmente eficazes. Falando em marcas, agora vou tentar explicar os diferentes produtos.

1. Partimos do fato de que temos um cachorro. Temos que pensar que ele é bem sensível a todos estes produtos. Não devemos lavar o cachorro com líquidos antiparasitários, poderia bebê-los e ter grandes problemas gástricos, inclusive através da pele poderia ter reações cutâneas e, se formos exagerados com o produto, podemos causar sintomas nervosos.

2. Os colares antiparasitários são muito bons para animais adultos. Não devemos usá-lo em cachorros pequenos, pois também poderíamos causar intoxicação. Normalmente, os produtos específicos para filhotes são inofensivos inclusive para pulgas e carrapatos, principalmente se estivermos no campo ou jardim.

3. Os sprays são muito bons se especificarmos sempre a idade do cachorro. Os sprays que comprados em lojas especializadas podem ser aplicados desde os dois meses, sempre respeitando a quantidade indicada no recipiente do produto. Com estes produtos é preciso que levemos em conta:

1. Não banhar nem molhar o cachorro em dois dias (eu aconselharia três) antes nem depois de aplicado o produto.

2. Aplicar sobre a pele em sentido oposto ao nascimento da pelagem apartando o pêlo com a mão. (usar luvas para aplicar o líquido).

3. Evitar tocar olhos, boca e ouvidos, em geral as mucosas onde pode produzir irritação.

A duração destes produtos é de um mês.

4. As pipetas são a forma mais nova de luta contra pulgas e carrapatos. Basta aplicar a pipeta sobre a base do crânio e esta vai se espalhar pelo pescoço. Como acontece com os sprays temos que separar o pêlo para que o produto caia sobre a pele. Se seu cachorro pesa mais de 25 kg, é aconselhável aplicar a metade do produto onde indicamos e a outra parte na área caudal.

São muitas as vantagens destes produtos:

A/ Sempre aplicamos a quantidade exata, pois a quantidade é comprada segundo o tamanho.

B/ Não corremos o risco de aplicar sobre as mucosas.

C/ Espalha-se de maneira homogênea.

D/ Inofensivos para o cachorro a partir da sétima semana.

 

5. Comprimidos orais: tem a desvantagem que não evita lesões em animais alérgicos a mordidas de pulgas, que são muito comuns.