Lección 24 ª

 

 

 

 

 

   

.

Função de produção

.

A função de produção determina a quantidade que vão produzir as empresas, quer dizer, a quantidade de bens e serviços que estas vão oferecer ao mercado.

Recursos produtivos o stock de capital (maquinarias, computadores, instalações, veículos, etc.).

Recursos humanos (trabalhadores).

Podemos representar a função de produção mediante a fórmula y = F(L,K), que nos diz que a produção do país (Y) depende da quantidade de trabalho (L) e da quantidade de capital (K).

A quantidade de trabalho se determina no mercado de trabalho, enquanto que os recursos produtivos se consideram fixos ao curto prazo.

Com estas duas afirmações podemos desenhar já a curva da função de produção:

.

.

A derivada da curva é positiva, mas decrescente: a maior volume de trabalho irá aumentando a produção, mas numa porcentagem cada vez menor (lei de rendimentos decrescentes).

Por exemplo: uma obra se realizará mais rápido contratando 2 pedreiros que só com 1, e obviamente com 4 que com 2, mas chega um momento em que não aporta nada seguir incorporando trabalhadores.

Uma variação no volume de desemprego (dada uma quantidade determinada de recursos produtivos) origina um deslocamento ao longo da curva.

Enquanto que as variações que se possam produzir pontualmente no volume de recursos produtivos ocasionam um deslocamento da curva.

Se aumentarem os recursos produtivos para um nível determinado de trabalho, aumentará o nível de produção: a curva de produção se desloca para cima.

Se diminuírem os recursos produtivos a curva de produção se desloca para baixo.

.

.

Os recursos produtivos dos que dispõe uma economia vêm determinados por seu nível de poupança:

A maior nível de poupança a inversão do país será maior, o que aumentará ao longo prazo seus recursos produtivos e, portanto, seu nível de produção.

Definitivamente, o mercado de trabalho determina o nível de emprego da economia, e uma vez definido este, a função de produção determinará o volume de produção (oferta agregada).

A função de produção que temos analisado se pode complicar se introduzimos mais fatores produtivos.

Recursos naturais (N) com os que conta o país: minerais, pesca, florestas, energia, etc.

Capital humano (H): nível de formação e capacitação da população.

A função de produção ficará assim: Y = f(L,K,N,H), funcionando de maneira similar a como já temos explicado:

Variação de (L): movimento ao longo da curva.

Variação (K, H, N): deslocamentos da curva.

.