Lección 33ª

 

 

 

 

 

   

.

Paridade do poder aquisitivo

.

A teoria da Paridade do Poder Aquisitivo afirma que os tipos de câmbio entre as diversas moedas devem ser tais que permita que uma moeda tenha o mesmo poder aquisitivo em qualquer parte do mundo.

Se com 1.000 dólares se pode comprar um televisor nos Estados Unidos, com esses mesmos 1.000 dólares se deveria poder comprar também na Espanha, no Japão, ou no Timor do Leste.

A arbitragem internacional é o que garante que esta lei se cumpra.

A arbitragem internacional é uma operatória seguida por numerosos inversores e especuladores que vigiam os mercados internacionais em procura de pechinchas : diferenças de preço entre dois mercados que permita comprar barato num lugar e ao mesmo tempo vender caro em outro, obtendo um beneficio sem correr risco nenhum.

Se a paridade do puder aquisitivo não se cumpre, isto permite aos árbitros realizar suas operações de compra-venda, e esta mesma operatória faz com que o tipo de câmbio se mova até que se volte a cumprir a lei da paridade.

Vamos ver um exemplo:

Suponhamos que o tipo de câmbio iene/$ é 100 (com um dólar se podem comprar 100 ienes) e que um mesmo automóvel custa nos Estados Unidos 10.000 dólares e no Japão 900.000 ienes.

O preço deste carro no mercado japonês (convertido a dólares) seria de 9.000 dólares, o que faria que os vendedores americanos de automóveis importassem este carro do Japão e o vendessem em seu país, ganhando 1.000 dólares simplesmente pela diferença de preço.

Isto originará uma forte demanda de ienes por parte das empresas importadoras americanas, o que fará que o dólar aumente. O tipo de câmbio de equilíbrio se alcança quando o preço expressado em dólares fosse o mesmo em ambos os mercados.

900.000 ienes / Tipo de câmbio = 10.000 $

Então, o tipo de câmbio de equilíbrio = 900.000/10.000 = 90 ienes/$

Com este novo câmbio o preço deste carro (expressado em dólares) seria igual no Japão que nos Estados Unidos (10.000 dólares)

Como os níveis de preço variam nos países com distinta intensidade, o tipo de câmbio nominal (aquele que todos conhecemos e que não depura o efeito dos preços) se terá que ir ajustando para recolher estas diferenças de preço e permitir que se siga cumprindo a paridade.

Este ajuste de câmbio nominal permitirá que o tipo de câmbio real (depurando efeito dos preços) permaneça constante, mantendo-se a paridade do puder aquisitivo.

Continuamos com o exemplo anterior:

Partimos do tipo de câmbio de equilíbrio (90 ienes/$). Assim passa 1 ano e os preços nos Estados Unidos sobem um 5% e no Japão um 10% (se consideramos os preços de ambos os países em base 100 ao começo do exemplo, transcorrido este ano, este índice será 105 nos Estados Unidos e 110 no Japão).

Levando em conta a inflação, o preço deste carro será agora de 10.500 dólares no mercado americano e de 990.000 ienes no mercado japonês.

O novo tipo de câmbio nominal para que se siga cumprindo a paridade do poder aquisitivo.

990.000 ienes / Tipo de câmbio = 10.500 $

Logo, novo tipo de câmbio de equilíbrio = 990.000/10.500 = 94,38 ienes/$

O tipo de câmbio do iene respeito ao dólar se terá depreciado para compensar o maior crescimento de seus preços.

A variação do tipo de câmbio nominal responde à seguinte fórmula:

Tcr = Tc * (Pext / Pint)

Onde:

"Tcr": Tipo de câmbio real

"Tc": tipo de câmbio nominal

"Pext" nível de preços no estrangeiro

"Pint ": nível de preços no país

Vamos aplicar esta fórmula ao exemplo que estamos vendo:

Tc = 90 * 110 / 105 = 94,28

Na vida real a teoria da paridade do poder aquisitivo tem-se demonstrado válida em termos gerais, mas determinados fatores dificultam que se cumpra com maior precisão:

Serviços dificilmente comercializáveis: cortar o cabelo pode ser mais caro em Madri que em Paris, sem que os árbitros possam fazer nada (exceto ir-se a Madri e cortem os mesmos).

Outros bens se podem comercializar, mas seus custos de transporte são tão elevados que impedem a arbitragem: um tijolo pode ser mais caro na França que na Espanha, mas o custo de transporte provavelmente supere a diferença de preços.

.