Lição 39 ª

 

 

 

 

 

   
O processo de avaliação verifica a conformidade com os objetivos educacionais e para verificar se o aprendizado pretendido ocorreu. É, por conseguinte, para avaliar o que o aluno aprendeu após a fase de aprendizagem. É necessário distinguir a verificação termos e avaliação da aprendizagem. Definimos verificação como o processo pelo qual verifica o que foi aprendido pelo aluno. Enquanto processo de avaliação chamado de alocação de valor que resulta em uma pontuação ou nota.
  
            Ao avaliar os resultados do processo educativo são valorizados. Avaliação é o processo de obtenção de informações e utilização de fazer julgamentos que são usados ​​para tomar decisões.
  
            Os objetivos dos sistemas de avaliação de aprendizagem dos alunos incluem: utilizado para avaliar o grau de cumprimento dos objetivos educacionais, diagnosticar equívocos , habilidades e atitudes dos alunos ou para analisar as causas da má aprendizagem e tomar ação corretiva apropriada.
        O sistema de avaliação é essencial para ser capaz de avaliar de forma eficaz a aprendizagem e não a mera memorização. O que importa é adquirir a capacidade de reflexão, observação, análise, pensamento crítico e ser capaz de se adaptar a novas situações e resolver novos problemas.
  
            Podemos distinguir três fases que devem estar presentes no processo de avaliação:
  
      A) Preparação. É nesta fase para descrever as informações necessárias para construir os instrumentos de recolha de informação e especificar as sentenças e decisões a tomar emissão. Isso é para preparar, desenvolver o teste, analisar e decidir com antecedência a realização do mesmo, por parte dos alunos, que terão as características e critérios a aplicar para a correção.
  
      B ) Preparação de informações. Trata-se de realizar exercícios, teste, fazer observações, o que nos permite obter informações e se cadastrar.
  
      C) A tomada de decisão. Trata-se de fazer julgamentos, decisões, resumir e divulgar a avaliação.
  
            Sistemas No que diz respeito aos tipos de sistemas de avaliação tradicionalmente têm distinguido chamados avaliação objetiva e subjetiva. Esta classificação refere-se à influência dos julgamentos pessoais do avaliador na classificação de um teste particular. Neste sentido, podemos distinguir:
  
      A) A avaliação objetiva. Ele não é dependente do julgamento subjectivo do avaliador , porque os problemas levantados são perfeitamente definida e permitiu uma única solução. Este é o caso das pesquisas que utilizam um teste com perguntas fechadas que só suportam certas soluções como correta.
  
      B) A avaliação subjetiva. A classificação pode variar de um professor para outro, na ausência de uma escala objetiva de medição. Influencia a nota, a percepção subjetiva do avaliado .
  
            Outra avaliação sistemas de classificação tradicional distingue avaliação absoluta e relativa, em que:
  
      A) Avaliação absoluta. O fixo de antemão que os critérios de qualificação e atribui um certas questões que irá verificar o valor.
  
      B ) A avaliação relativa. A classificação do aluno depende do resultado obtido pelo resto da classe ou grupo. Assim, o grau do estudante depende da média obtida pelo grupo de referência.