Lição 14

 


 

 

 

 

 

 

 

Dia do ato

O dia do ato o orador deve procurar estar em boa forma.

Na noite anterior devemos dormir as horas necessárias. Temos que chegar ao discurso sossegados, com a mente tranqüila, 100% de capacidade.

Deve ser um dia relaxado.

Temos que evitar atividades que resultem cansativas ou que possam gerar nervosismo.

Temos que procurar ter uma agenda livre: nada de numerosas reuniões, comitês, apresentação de resultados, jantares de trabalho, etc. A pessoa chegaria ao ato praticamente “acabado”.

Como se explicou na lição anterior, no dia da intervenção não se deve ensaiar.

Nas horas previas ao discurso é conveniente estar relaxado, como muito podemos dar uma olhada rápida ao texto ou as notas de apoio.

É conveniente comer varias horas antes da intervenção, com a finalidade de realizar a digestão.

A comida deve ser leve, que não produza peso no estômago.

Devemos evitar abusar do café (aumenta o nervosismo) ou do álcool (atonta), nem tampouco tomar remédios tranqüilizadores (adormecem). Quaisquer destas sustâncias podem provocar reações inesperadas no palco.

Também devemos evitar, se possível, deslocamentos fora da cidade, pode acontecer que nos vejamos implicados em engarrafamentos, avarias do carro, etc. e assim ficar numa situação desesperante.

Se a intervenção tem lugar numa localidade distante é preferível deslocar-nos no dia anterior com o fim de amanhecer em dito lugar e poder descansar ate o momento da intervenção.

Se viajamos no mesmo dia podem surgir imprevistos de difícil solução (o avião se atrasa, perdemos o trem, o carro não liga, etc.).

Podendo, viajaremos com o tempo suficiente (nada de presas de último momento) e se podemos, evitaremos dirigir (produz cansaço).

É conveniente se aproximar ao ato com o tempo suficiente, evitando presas de última hora (não encontramos táxi, a rua está engarrafada, etc.).

Podemos usar estes minutos para comprovar que todo está em ordem (palanque, projetor, microfone, luzes, etc.).

Por último, sublinhar que pode resultar proveitoso realizar umas horas antes da intervenção alguma atividade física (correr, jogar ao tênis, etc.), pois contribui a queimar energia e acalmar os nervos.