Lição 3ª

 

 

 

 

 

   

Diferenças entre o olho humano e a câmera

 

Quantas vezes você tem olhado uma foto e ela não se parece em nada à cena que viu no momento de fazer a fotografia? Isso já aconteceu comigo bastantes vezes, especialmente quando comecei a estudar fotografia.

Por que acontece isto? Porque o olho humano tem um incrível poder de adaptação às diferentes situações de luz. Pode se adaptar a situações onde há muita luz e onde há pouca luz, e ver todos os detalhes da cena (ou quase todos). A câmera, pelo contrário, não pode registrar muito contraste (lembrem que o contraste é a diferença entre o mais claro e mais escuro de uma foto ou as sombras e luzes de uma cena).

Então, quando há muito contraste, o olho humano pode ver tudo na cena, mas a câmera não vai registrar tudo que vê o olho. Isto quer dizer que tem partes na foto que vão perder detalhes. Depende de como fizermos a medição e expusermos a foto, vão se perder detalhes nas partes escuras ou nas partes claras da imagem.

O olho humano também pode inclusive se adaptar às diferentes cores da luz. Por exemplo, se fizermos uma foto do interior de uma casa iluminada com lâmpadas elétricas, a foto toda vai ficar amarela, a não ser que usemos filtros ou a função de balanço de brancos (ver Temperatura Cor). Porém, quando estamos fazendo a foto, nosso olho vê as cores praticamente normais, como se estivéssemos iluminando o lugar com luz branca. Para que possam entender melhor este conceito: se na cena houver uma mesa branca, nosso olho vai ver a mesa branca, mas a câmera vê este objeto e registra-o como amarelo, porque é iluminado por uma luz amarela.

Isto obviamente significa que o que nós vemos não é exatamente o que vai sair na foto. De alguma maneira “temos que aprender a ver como a câmera vê”. Isto é um conceito muito importante que pode mudar totalmente nossa maneira de fotografar. E é uma das coisas mais difíceis de aprender.

Por isso precisamos entender e conhecer as diferenças para podermos corrigir, compensar ou usar estas diferenças em nosso benefício.