Lição 2ª

 

 

 

 

 

 

   

 

A luz durante o dia

Como mencionamos no curso anterior, a luz natural ou a luz do dia tem muitas vantagens. A mais importante talvez seja a intensidade da luz do sol. Em geral, quando fazemos fotos durante o dia, vamos ter suficiente luz para atingir uma boa profundidade de campo e para controlar o movimento na foto. Além do mais, é energia grátis.

Outra vantagem é que as fotos feitas com luz de dia geralmente têm um looks muito natural que dá às imagens um aspecto agradável.

Porem, a luz do dia muda segundo a época do ano, a latitude, o momento do dia e o clima. Por isso é importante conhecer e entender todas as variáveis.

Desde que amanhece até o entardecer e o anoitecer, a luz varia em temperatura cor, intensidade, contraste, etc. Para fazer uma fotografia, é fundamental que saibamos o tipo de luz que vamos ter segundo o momento do dia. Isto vai permitir que saibamos o que podemos fazer para melhorar ou mudar a luz (se for possível e preciso, logicamente), e fazer planos segundo isto (por exemplo: precisamos usar ou levar alguma coisa para refletir a luz?). Também vamos poder saber as limitações que vamos encontrar: há muito ou pouco contraste? Há suficiente luz para que eu possa usar uma baixa sensibilidade e assim atingir melhor definição? Ou há pouca luz e vou precisar de um trípode ou de alta sensibilidade?

Vamos ver exemplos de uma mesma foto feita em diferentes momentos do dia. Vamos analisar estas fotos para que vocês possam entender melhor como vai mudando a luz durante o dia e quais são os momentos considerados ideais para fazer fotos.

Vamos também analisar as vantagens e desvantagens de fotografar durante diferentes momentos do dia e quais são as diferentes opções de exposição na hora de tirar fotos.

Mas antes vamos definir vários termos que usaremos neste curso.

Intensidade: a intensidade da luz simplesmente significa quão forte e potente é a luz. A intensidade da luz vai mudando durante o dia e é uma coisa que não podemos mudar. Porém, podemos conhecer como varia para assim poder controlar e usar essa luz e atingir melhores fotos.

Contraste: o contraste é a diferença que existe entre o mais claro e mais escuro de uma foto, entre as luzes e sombras em uma foto ou cena. O contraste varia durante o dia. O contraste também vai mudar segundo o clima que houver nesse momento: não é o mesmo com sol, com o céu parcialmente nublado ou totalmente nublado.

Temperatura cor: como dissemos no curso anterior, a temperatura cor é a cor da luz. Também varia segundo o momento do dia. Se tirarmos uma foto ao meio dia com sol, e outra ao meio dia com sombra, a temperatura cor vai ser diferente (ver tema Meio-dia). A temperatura cor da luz do sol não é igual no amanhecer e ao meio dia.

Direção: a direção da luz muda durante o dia e é uma coisa que os fotógrafos podemos controlar (exceto durante o verão ao meio dia quando o sol fica justamente acima das nossas cabeças). Temos que começar a observar que tipos diferentes de iluminações podemos atingir segundo a direção na qual a luz ilumine o sujeito. Não é o mesmo iluminar um objeto com luz de frente, com luz lateral ou com contraluz (luz detrás da pessoa).

Destes quatro aspectos vamos falar neste curso.