Lição 30 ª RESUMO (2)

 

 

 

 

 

   

Como parte final do resumo, indicamos como devem ser pintadas as carnes. Um bom resultado no rosto e nas mãos fará com que nossa figura se veja realçada. Porém, uma figura bem pintada cujo rosto não estiver bem feito, pode se estragar.

O processo é o seguinte:

Igual ao caso anterior, fazemos uma imprimação ao rosto ou cabeça e mãos.

Conseguimos a base da carne com óleos branco, torrado e ocre. Em função da época do ano onde quisermos contextualizar a figura (verão ou inverno), vamos aplicar uma base mais ou menos escura. Deixamos secar por uma noite.

No dia seguinte, aplicamos outra camada da base. A partir daqui, situamos a linha do cabelo com torrado. Fundimos em direção ao centro do rosto com um pincel de 10/0 para que a linha do cabelo fique bem sutil.

Definimos as luzes mesclando a cor base com óleo branco. Acrescentamos mais branco até conseguirmos o tom adequado. Para definir as luzes, aplicamos um pouco desta mescla nas áreas mais salientes do rosto (bochechas, nariz, queixo).

Definimos as sombras mesclando a cor base com torrado e aplicamos a mescla nas áreas mais escuras do rosto (os lados do rosto, as órbitas dos olhos, as orelhas, embaixo do lábio inferior, nos contornos da boca). Fundimos em direção ao centro, mesclando um pouco com as luzes anteriores, para que o passo de uma luz a uma sombra não se perceba muito.

Vamos definindo luzes e sombras até o efeito atingido nos gostar.

Deixamos secar por uma noite. Pintamos com óleo branco a parte branca dos olhos, sem sairmos. Deixamos secar. Depois pintamos o íris com muita precaução para que fique centrado (escolhemos a cor que quisermos: azul, preto, etc.).

Pintamos a boca com uma mistura de torrado e vermelho.

Se quisermos, podemos pintar com um pouco de vermelho as bochechas, e um pouco de cinza para dar a sensação de barba; mas sempre fundindo para que não se percebam contrastes entre as cores.