Lição 11ª

 

 

 

 

 

       

Desenvolvimento físico

A oposição teórica entre Heráclito e Parmênides (TAS, em seguida, entre idealistas e realistas, apoiantes e opositoresda dialética, etc.) Ocorreram no século V aC ode-senvolvimento de alguns conceitos importantes físicos que serviria mais tarde no de interpretar o universo durante os próximos dois mil anos depois de Aristóteles-atizaciónsistemática.

Estes autores observam a influência de ambos Parmênides e Heráclito, que destruiu parcialmente a suposta oposição entre dois filósofos, mesmo antítese este foi reconciliado, e Heráclito, finalmente, depois de tudo, acabou com a razão.


Empédocles de Agrigento (492-432 a.d.C.)

Empédocles de Agrigento: Fragmentos

Poderes reduzidos são liberados por partes do corpo, e muitos males vêm para perturbar seus pensamentos. Os homens vêem apenas uma pequena parte de uma vida que é a vida condenada à morte precoce, são raptadas e diluído em fumaça. Cada um é convencido de que é apenas por acaso, e puxou em todas as direções, orgulha-se de descobrir o todo. Tão difícil é que essas coisas são visto ou ouvido ou entendido pelos homens por sua inteligência. Você, então, que você chegar aqui, você sabe que não mais do que a inteligência humana pode.
(Frag. 2)

Aha, portanto, considerado, então, com todos a sua capacidade como limpar tudo. Você não deve ter maior confiança na ideia de que no ouvido, não mais confiar em um ouvido rumoreante que no testemunho claro do gosto e fé não reter alguns dos outros órgãos, que é a metade do conhecimento , mas considerando o quão bem ele é claro, tudo.
(Frag. 4)

E outra coisa eu lhe direi: não há nascimento de qualquer de todas as coisas mortais, nem fim de mortos-te dire, mas apenas mudar as coisas misturadas, e é chamado de nascimento, entre os homens.
(Frag. 8)

E quando eles [os elementos das coisas] surgem luz etérea misturados em forma humana, ou como animais selvagens, ou arbustos ou pássaros, então os homens chamam isso de nascimento, quando então se desintegrar, chamam isso, no entanto, a morte lamentável, mas não apenas falar.
(Frag. 9)

Insansatos!, Pois eles têm longo alcance pensamentos, acreditando que o que costumava ser nascido não era ou que alguma coisa pode perecer e ser destruído completamente.
(Frag. 11)

Pois não há chance de que qualquer coisa que nasce lá de alguma forma, e é impossível e inexprimível que é a perecer. Não há nada totalmente vazio ou cheio.
(Frag. 12)

No geral não há vácuo, de onde, em seguida, pode acontecer algo?
(Frag. 13)

Eles [os elementos] continuam a ser o mesmo, mas passando uns aos outros, são convertidos no aspecto diferente, então a mistura são alteradas. Porque todos os seres, todos os que foram, são e vão surgir a partir destas árvores, homens e mulheres, animais, pássaros e pequenos-ces que vivem na água, e os números de longevidade que adora.
(Frag, 21)

E todos esses [elementos], o sol brilhante [fogo], a terra, o céu [ar] e mar [de água] - são animados pela força de atração para seus partidos, tudo o que os separou errar mortais Assim, também, todas as coisas que estão mais dispostos a misturar, reciprocamente desejada, feito tal por Afrodite. Mas em vez disso, eles são inimigos no mais alto grau, mais eles diferem por sua origem, por formas de mistura e impressos, impulsionado pelo desejo de não participar e muito triste, como manda a hostil, que lhes deu nascimento.
(Frag. 22)

Como quando pintores pintou com cores diferentes das tabelas votivas, eles, artesãos talentosos pela Sabedoria, que aprenderam a essência de várias cores. misturá-los nas proporções corretas, tendo mais de um e menos do que os outros, e os números são semelhantes a eles, para dar as coisas, criando árvores, homens e mulheres, animais, pássaros e peixes que vivem na água e deu de longa duração de alto tenta culto, por isso não deixe sua mente para superar a ilusão de que os seres mortais de outra fonte, riven, todos aqueles em número infinito, mas ouvir a mensagem divina, você sabe isso claramente.
(Frag. 23)

Assim, se agarra à corre doce, doce e amarga sobre o amargo, azedo e olha para o ácido quente e adicionada ao calor.
(Frag. 90)

E os homens são sempre oferecidos coisas diferentes de pensar sobre como eles se transformam.
(Frag. 108)

Há um antigo oráculo do destino, um antigo decreto dos deuses, selados por juramentos amplas: se qualquer um dos demônios [almas] que tinham em uma sorte longa vida [imortalidade] mancha de sangue ou membros culopable, seguindo Discórdia, perversamente perjuros, vai passear três vezes dez mil anos, longe de ser o bem-aventurado, nascendo, no decorrer do tempo, sob todas as formas mortais, trocando elogios os caminhos dolorosos da vida.Para a força aérea mergulhos no mar, o mar lança sobre a terra árida, terra e nas chamas do sol brilhante joga nos redemoinhos de ar. O que recebi de outros, e todos rejeitam. Eu sou um deles, um fugitivo dos deuses e um andarilho, porque eu confiava as loucuras da Discórdia.
(Frag. 115)

Porque eu estava em um menino e uma menina de tempo, e de árvores e de aves, peixes e mute no mar.
(Frag. 117)

E eu agitada entre os mortais, as honras exilado de felicidade e tão numerosos!
(Frag. 119)

[A divina]. Não pode chegar perto o suficiente para pegar os olhos e agarrar com as mãos, que é o meio de persuasão que vem com mais força ao coração humano
(Frag. 133)

Porque não tem membros adornados com um rosto humano em seu ombro ou ambos os braços é articulado, nem tem pés ágeis ou joelhos, ou partes peludas, mas só é infalível espírito santo, que joga com pensamentos rápidos em todo o mundo.
(Frag. 134)

Mas uma lei universal estende o domínio amplo do ar infinito e luz.
(Frag. 135)

Não cesaréis com o massacre horrível? Você não vê que devoram uns aos outros em cegueira mental?
(Frag. 136)

Eis o pai levando o filho em forma modificada, o que eles sacrificam orando, tolo! Outros hesitam em sacrificar o articulado, ele, no entanto, surdo, depois de matar seus gritos animado, em seus quartos preparando uma festa triste. Então, agarrando-se ao pai, filho e filhas para a mãe, tirou a vida, alimentar a carne amada.
(Frag. 137)

 

Sua filosofia é a seguinte:


- Limites e problemas do conhecimento humano
- Atividade mental de reciprocidade
- A eternidade do Ser: necimiento e morte são apenas juntando e separando (AMOR - ÓDIO).
- Os '4 elementos ': fogo, água, terra, ar

Estes "quatro elementos", inspirado, é claro, na "arche" dos pensadores Ionian são citados juntos pela primeira vez por Empédocles e mais tarde foram usados ​​em seu pensamento filosófico por outros: Platão e Aristóteles, por exemplo.

- Transmigração das Almas
- Conceito de Deus.

Talvez que "Deus", que também aparece pela primeira vez este filósofo, não é outro senão o "direito divino" de Heráclito ou "ser" de Parmênides. É difícil dizer, dado o pouco que temos da obra de Empédocles.