Lição 3ª

 

 

 

 

 

   

A origem da videira vinho

 


1 .- A vid: origens históricas

Tudo parece indicar que ele está na Ásia Menor e no Oriente Médio, onde há indícios de as primeiras vinhas plantadas pelo homem. Há datado para o terceiro milênio aC grãos fósseis de Vitis vinifera (o único tipo de videira que produz uvas para vinificação adequado) na área do Mediterrâneo oriental.

O local mencionado pela primeira vez, por escrito, a existência do vinho está no Egito dos faraós, nas margens do Nilo, na volta do primeiro milênio aCvinhos produzidos conhecida nas ilhas gregas, e mais tarde se espalhou por seu cultivo Grécia continental e então definitivamente se estendem ao longo da bacia do Mediterrâneo através do Império Romano.

2 .- Supervisionado videira botânica



Família: VITACEAS

Gênero: VITIS

Subgênero:


Euvites .- 36 espécies (uma delas é a Vinifera)

Muscadiniae .- 3 Espécies

 

3 .- variedades vinifera das espécies

6800, embora apenas uma minoria são usados ​​para vinificação. Exceto para o número limitado de variedades (cerca de uma centena) da espécie vinifera, outras espécies são vinificadas vitis, mas desempenham um papel importante:

Algumas destas espécies são utilizadas como porta-enxertos ou padrão de vinifera para evitar as raízes são atacados pela Phylloxera vastatrix, a praga famosa que varreu os vinhedos europeus no século XIX.

Como mencionado, apenas uma centena de variedades são usadas para produzir os vinhos mais notáveis ​​do mundo. Exemplos destes incluem:



Cabernet-Sauvignon, Tempranillo, Grenache, Syrah, Merlot, Monastrell, Verdejo, Albariño ...



Importante, todas as vinhas para vinho do mundo são compostos de duas partes:

Porta-enxertos .- são geralmente da espécie Vitis berlandieri, Riparia, Rupestris, ou híbridos. Eles são resistentes à filoxera. A parte da planta mais baixo para o chão, suas raízes são resistentes ao ataque da filoxera.

Vinifera .- É aquele que produz uvas para vinificação, é enxertada em diante, não pode ir diretamente sobre o solo que seria facilmente atacados pela filoxera.

Um dos poucos lugares no mundo que foram livres do ataque por este inseto é CHILE, Andes, eventualmente, ser a causa desse isolamento.

Assim, deste modo, os vinhos chilenos são vinhos raros no mundo que vêm inteiramente da espécie vinifera. Isto não significa que eles são de melhor qualidade, mas dá-lhes os seus vinhos peculiar nuances.