Lição 9ª

 

 

 

 

 

   

A fermentação alcoólica

 

O principal processo que transforma o mosto em vinho é a fermentação alcoólica:

É a transformação de açúcares (glicose e frutose), o conteúdo das uvas em álcool etílico e dióxido de carbono.

 

 

Aproximadamente 1 alcoólica ocorre em 17 gramas de açúcar contido nos deve:

Assim, um vinho com 221 gramas / litro resultaria em um vinho com 13 graus (13 graus).

Este processo também produz gás dióxido de carbono, fazendo com que o borbulhar de ebulição, eo aroma característico da fermentação do mosto Cuba.

Esta formação de carbono será importante para a extração de substâncias na pele e proporcionar uma atmosfera protetora da oxidação das uvas é benéfico para a obtenção de vinhos de qualidade, especialmente no caso dos vermelhos.

Quem faz esse processo? Leveduras estão ligados ao skins de uva (com uma camada de cera chamado bloom) que, para atender suas necessidades de crescimento, promover o processo.

Leveduras Saccharomyces são aqueles que muitas vezes desempenham a parte mais importante do processo. São os verdadeiros "trabalhadores do vinho."

O fim do processo de fermentação é quando você dividir quase tudo e açúcar a ferver cessa. Neste vinho é determinada pela pesamostos clássica ou hidrômetros.

É importante, como discutido no desenvolvimento de cada tipo de vinho em especial o controlo da temperatura de fermentação contínua durante todo o processo: cada vinho exige uma certa temperatura varia.

Uma vez que temos a fermentação alcoólica o vinho novo, que depois de alguns meses para concluir a fermentação dos açúcares que são sempre logo após a fermentação principal. Finalmente terminar fazer este vinho novamente com o desenvolvimento de uma segunda fermentação, a fermentação maloláctica.

A fermentação maloláctica é fundamental para a qualidade do vinho, especialmente nos vinhos tintos (discutidos em mais detalhes no capítulo sobre vinhos tintos).

Ela consiste basicamente na transformação de toda ou parte de ácido málico das uvas em ácido láctico e dióxido de carbono.