Lição 1ª

 


 

 

 

 

 

 

 

.

1- O GRUPO

.

Este curso não tem sentido sem o GRUPO. Vamos ver em que consiste, seu ciclo de vida, isto é: nascimento, crescimento, consolidação e possível perda da condição de GRUPO, e outros muitos aspetos de forma genérica, com a idéia que quando leias possa ser aplicado a seu grupo, qualquer que seja sua condição: uma aula, uma associação, um grupo cristão, em função da idade, etc. Sem dúvida é uma disciplina aberta na que cada coordenador pode aportar algo novo e distinto a seu GRUPO, pois é quem melhor o conhece, e por isso possa ser aplicado a outros grupos, por o que se aprende cada dia.

.

.

O GRUPO é a origem de todo o demais: dinâmicas, jogos, etc. E assim o principio básico: Os GRUPOS O COMPÕEM PESSOAS. Isto é algo que pode parecer obvio, mas muitas vezes é esquecido pelos coordenadores. Pessoas com suas virtudes e seus defeitos, que têm sua vida além de pertencer a um determinado GRUPO, a quem, de certa maneira, o entorno lhes influi, seja pela idade, condições de vida, sociedade, etc. Por tudo isto, o mais importante num GRUPO SÃO AS PESSOAS. Logo vêm todos os demais: objetivos, normas, papéis, conflitos, etc. Mas, tudo isto é uma conseqüência das pessoas que compõem o grupo.

.

.

Formar um grupo da muito trabalho, por isto se pede aos coordenadores que tenham paciência (professores, instrutores, etc.). Custa trabalho e tempo, quase em partes iguais, e paciência, muita paciência. Sem dúvida, é fundamental que as pessoas decidam formar o GRUPO, pois de outra maneira é impossível. Uma vez que se forma o GRUPO, o bom funcionamento dele vem dado pelo cumprimento de uma série de características:

• Ter objetivos comuns por parte de todos os membros.

• A união de todos os membros do grupo, incluído obviamente o coordenador.

• Estabelecer uma série de normas de conduta.

• Que o coordenador seja capaz de aparecer como qualquer um do grupo, sabendo em cada momento a posição que ele ocupa, mas próximo ao resto do grupo.

• Comunicação fluida entre todos.

.Ter claro que o GRUPO o compõe pessoas, como para situar-se sempre no lugar do companheiro.

É uma conduta típica nos seres humanos a formação de grupos, algo que acontece naturalmente no primeiro dia de aula, qualquer que seja a idade dos alunos. Formam-se grupos, que depois se consolidarão ou não, mas as pessoas encontram a alguém que a priori têm os mesmos objetivos que elas. Junto a isto, podem se formar grupos pela relação de pessoas, que se vão unindo, vão coincidindo em seus objetivos e valores, em sua forma de atuar, etc. Ou bem, há pessoas que tratam de se integrar a um grupo já constituído pelo fato de gostar das tarefas que realiza o grupo, ou porque vêem a este como um meio para conseguir um objetivo superior.

Em resumo, uma pessoa quer pertencer a um grupo para satisfazer uma série de necessidades pessoais que não pode lograr de forma individual, com o qual, através do fato de compartilhar e aprender do resto dos companheiros dá como resultado melhores pessoas.

.

.

 

 

 

 

 

Programa

 

Lição seguinte