Lição 1ª Introdução

 

 

 

 

 

 

Desde seus começos em meados do século XIX, tem existido uma grande discussão sobre o fato de a Fotografia poder ser considerada Arte ou não. Em meados do século XX a Fotografia começou a adquirir valor artístico e, hoje em dia, a maior parte dos críticos considera esta arte como um válido meio de expressão.

Porém, esta valoração tem desvantagem, pois acontece que todos nós podemos tirar fotos, e todo mundo, a grande maioria, se considera fotógrafo. O acesso massivo à Fotografia ocasiona que grande quantidade de pessoas não valore ou compreenda que é difícil fazer uma foto que não somente seja boa, mas que também seja excepcional.

Felizmente, nos últimos anos tem tido uma valoração e promoção importante desta Arte, e as pessoas começam a entender que a Fotografia, como qualquer forma de arte, precisa de estudo, prática, disciplina e principalmente, de muita criatividade. Isto significa que não é suficiente comprar uma máquina fotográfica e ler um manual de instruções. Esse seria um bom começo, mas para fazermos excelentes fotografias temos que ir ainda mais longe. É preciso estudar, praticar e praticar ainda mais.

O primeiro que temos que fazer, e talvez o mais importante, é conhecer os aparelhos com os quais vamos trabalhar. De que aparelhos estamos falando? Principalmente da máquina e lentes que vamos usar. E também qualquer tipo de acessório que precisemos para fazer a foto; por exemplo, o trípode, os filtros, o flash, etc.

Por isso, neste curso vamos começar explicando os diferentes modelos de máquinas fotográficas e lentes que existem hoje no mercado. Vamos ver as suas vantagens e desvantagens, o funcionamento, e que coisas são importantes na hora de comprá-las, e quais são os diferentes usos e aplicações.