Lição 4ª

 

 

 

 

 

   

• Proteínas:

As proteínas são essenciais para o organismo, pois entre outras coisas:

São essenciais para o crescimento. Não podem ser substituídas por gorduras ou carboidratos, desprovidos de nitrogênio.

Ajudam a reparar e produzir novas células.

São a base fundamental da estrutura óssea do organismo.

Fornecem as matérias-primas para a formação dos sucos digestivos, hormônios, proteínas do plasma do sangue, etc.

Ajudam a manter o equilíbrio fisiológico do plasma de sangue, secreções intestinais, etc.

As proteínas são classificadas como:

Completas, que são aquelas que contêm todos os nove aminoácidos essenciais que devem ser ingeridos com os alimentos, pois o organismo não pode sintetizá-los. Este tipo de proteína pode ser encontrada na carne bovina e de aves, peixe, ovos, lácteos e soja.

Também existem as chamadas proteínas incompletas, quando os aminoácidos essenciais estão presentes em menor proporção, ou está faltando algum deles. Podem ser encontradas nos frutos secos e grãos, principalmente.

As proteínas vegetais (incompletas) podem ser combinadas e formar uma proteína completa. Por exemplo, podemos preparar um prato e combinar feijão com arroz (legumes e cereais) e assim obter uma proteína de alto valor biológico. É preciso sublinhar que a ingestão de proteína vegetal supõe o aumento da ingestão de fibras e uma redução da ingestão de gorduras saturadas e colesterol, com efeitos positivos que isso implica.

 

Os alimentos incluídos nesta seção são ricos em proteína:

• Carne, peixe, aves, legumes (grão de bico, feijões, ervilhas), ovos, frutos secos (nozes, pinhões, amêndoas, etc.), sementes. Também estão presentes no leite e seus derivados.