Lição 6ª: Administração Científica (Taylor).

 

 

 

 

 

   

A época dada evolução do pensamento administrativo tem sido designada como a fase científica, principalmente porque no final do século XIX e início do século XX, vários autores mostraram-se interessados em investigar desde o ponto de vista “científico” as problemáticas que tinham as empresas industriais, principalmente devido à produção em grande escala e padronizada. Alguns desses pensadores foram Charles Babbage (1792-1872), H. Robinson Towne (1844-1924) e Joseph Wharthon (Século XIX).

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro industrial de profissão, nasceu em Filadélfia, EUA, e tem sido descrito como o "Pai da Administração Científica" por sistematicamente ter investigado as operações de manufatura, especialmente na área de produção sob o método científico.

O estudo destes processos foi realizado através da observação dos métodos utilizados pelos trabalhadores; das suas observações originaram-se hipóteses para desenvolver melhores procedimentos e formas de trabalho. Ele testou sua hipótese apoiado pelos empregados fora do expediente; os métodos comprovados melhoraram a produção; foram implementados no trabalho diário, com o treinamento prévio dos operadores.

Frederick Taylor concluiu que isto era aplicável a qualquer organização humana. Entre as suas conclusões podemos mencionar:

• Não havia nenhum sistema eficaz de trabalho.

• Não havia incentivos financeiros para os trabalhadores melhorarem o seu trabalho.

• As decisões eram tomadas militar e empiricamente em vez de por conhecimento científico.

• Os trabalhadores eram incorporados ao seu trabalho sem levar em conta as suas competências e habilidades.

Frederick Taylor desenvolveu métodos de organização do trabalho considerando os materiais, equipamentos e habilidades de cada indivíduo. Estes foram chamados de tempo e movimento, agora conhecidos como operações do processo ou sistema.

Em 1911 publicou um livro intitulado "Princípios da Administração Científica" e é baseado em quatro princípios:

1. Substituição de regras práticas para preceitos científicos.

2. Obtenção de harmonia e não de discórdia.

3. Cooperação em vez de individualismo.

4. Seleção científica, educação e desenvolvimento dos trabalhadores.

A influência de Taylor sobre o pensamento administrativo foi e é de grande importância. Hoje está presente em todo o mundo, mas sua abordagem foi modificada e humanizada.