Lección 28 ª

 

 

 

 

 

   

.

Teorias econômicas e políticas fiscais e monetárias

.

1.- Modelo clássico

a) Políticas de demanda

Expansão monetária: produz um deslocamento à direita da curva de oferta monetária (OM) o que origina uma queda dos tipos de juros e, portanto, um aumento da inversão. Isto faz que a curva de demanda agregada (DA) se desloque também à direita.

Dado que, segundo mantém esta escola, a oferta agregada (AO) é vertical, a produção de equilíbrio permanece constante e somente se produz um aumento dos preços.

.

.

Expansão fiscal: aumento do gasto público (G) ou diminuição dos impostos (T), o que origina um deslocamento da curva de DA à direita. Novamente se produz um aumento dos preços, enquanto que o nível de produção se mantém constante.

A subida de preços faz que a oferta monetária (medida em termos reais) se contraia e subam os tipos de juros, fazendo cair a inversão. No final do processo o aumento do gasto público é compensado com uma diminuição da inversão.

b) Políticas de oferta

Inclui, entre outras, medidas destinadas a aumentar a oferta de trabalho (por exemplo: redução dos impostos que gravam as rendas do trabalho). Isto origina um deslocamento à direita da curva de oferta de trabalho, aumentando o nível de pleno emprego e, portanto, a produção ofertada pelas empresas.

A curva de oferta agregada (AO) se desloca à direita fazendo baixar os preços. Isto implica uma expansão da oferta monetária (OM) em termos reais, o que faz baixar os tipos de juros e aumentar a inversão (a curva DA também se desloca à direita).

.

.

Outras medidas de política de oferta incluem diversas atuações encaminhadas a promover a inovação tecnológica, o que origina um deslocamento para cima da função de produção (para o mesmo nível de emprego a produção realizada é maior), que do mesmo jeito provoca um movimento para baixo da curva AO.

A partir daí se repete o mesmo processo que já temos visto anteriormente.

.

2.- Modelo keynesiano

a) Políticas de demanda

Expansão monetária: deslocamento da OM à direita, produzindo uma queda de tipos e um aumento da inversão: a DA se desloca à direita.

Isto origina um aumento da produção para cobrir a demanda agregada, o que implica um crescimento do emprego (neste modelo se considera a existência de desemprego involuntário). Os preços ao curto prazo se mantêm constantes.

.

.

Expansão fiscal: incremento de G ou baixada de T, com deslocamento de DA à direita. Aumenta a produção demandada e o nível de emprego.

b) Políticas de oferta

Tal como vimos ao analisar a escola clássica, estas medidas conseguem deslocar AO para baixo a direita, provocando uma diminuição do nível de preços e um aumento da produção de equilíbrio e do nível de emprego.

.