Lição 7

 


 

 

 

 

 

 

 

Duração da intervenção

A duração da intervenção condiciona a preparação do discurso.

Não o mesmo preparar uma intervenção de 5 minutos que outra de uma hora e meia.

Quando preparamos um discurso temos que tentar ajustar-nos num tempo algo inferior ao que tínhamos previsto, pois durante o mesmo é freqüente que a pessoa se estenda (saudações, agradecimentos, alguma anedota improvisada, etc.).

Sempre é preferível encurtar a que ultrapassar o tempo previsto. O público agradece a brevidade.

Temos que ter em mente a possibilidade de que no último momento os organizadores do ato modifiquem a duração da intervenção, bem ampliando-la (porque um conferencista não pode assistir), bem encurtando-la (porque o ato está com retraso).

O orador deveria levar preparado material adicional (outros argumentos, anedotas, exemplos, slides, etc.) no caso tivesse que falar mais do tempo previsto.

Também deve ter identificadas partes do discurso que se possam omitir, para ter em conta o caso contrario aonde se encurte o tempo da intervenção.

Durante o discurso temos que controlar o tempo (ter um relógio a vista que se possa olhar discretamente), tratando que a intervenção vá evoluindo corretamente de acordo ao previsto, evitando esgotar o tempo com o discurso ainda pela metade.

Não temos que esquecer que uma das partes principais do discurso é a conclusão, a que devemos dedicar o tempo necessário para poder expressá-la convenientemente.

Se o discurso é extenso o orador não deveria confiar unicamente em sua memória, pois corre o risco de esquecer algum ponto fundamental, ou pior ainda, de ficar em branco.

É conveniente neste caso levar preparadas fichas de apoio que lhe possam servir de guia ao longo da sua exposição.

Por último, uma idéia que devemos levar em conta sempre é:

O orador só se estenderá na medida em que tenha algo interessante para dizer, o que não deve fazer de jeito nenhum é tratar de “rechear” o tempo com informação carente de interesse (ao público não devemos lhe aborrecer).

Neste caso é preferível falar com os organizadores do ato e lhes comunicar que o tempo marcado é demasiado extenso para o tema que vamos tratar.