Lição 10ª Exemplo 2

 

 

 

 

 

   

Agora vamos supor que estamos fazendo um retrato dentro de uma casa. Vamos usar a luz de uma janela para iluminar o modelo. Primeiro temos que decidir o tipo de iluminação que vamos usar.

O modelo vai ficar olhando para a janela, para que a luz chegue de frente. Quando iluminamos ao modelo de frente, não haverá sombras no rosto e vai estar iluminado de maneira uniforme. É um tipo de iluminação plana. Para fazer a foto, temos que situarmos entre a janela e o modelo, e devemos tomar cuidado para não criar sombras no modelo.

Luz de janela de frente

 

Mas quando faço a primeira foto, percebo que não é o tipo de iluminação que quero. Quero um efeito um pouco mais dramático com algumas sombras. Então, decido colocar o modelo em posição lateral, assim a luz da janela ilumina a metade do rosto e a outra tem sombra. Se gostar da primeira foto que fiz, então não tenho que fazer mudança nenhuma na luz.

Luz janela lateral. Não se usou recheio.

 

Porém, hoje me sinto bastante exigente e acho que as sombras estão escuras demais. O que posso fazer para aclarar as sombras é usar a reflexão direta. Vou botar uma superfície branca para refletir a luz da janela. Onde ponho esta superfície? Preciso colocá-la no lado escuro do rosto do modelo. Lembrem que isto é uma coisa bem visível. Se não perceberem mudança nas sombras do rosto, então precisam mudar de novo a superfície até ela iluminar a parte escura. Quanto mais perto estiver a superfície do rosto, mais luz vai chegar ao modelo e mais claras vão ser as sombras. Lembrem que podem usar uma superfície branca, prateada, dourada ou de cor. Vocês são quem decidem o que querem usar segundo o resultado que quiserem atingir.