Lição 9ª Exemplo 1

 

 

 

 

 

   

Vamos supor que estamos fazendo um retrato no exterior com a luz do sol e a modelo é iluminada somente pela luz do sol de maneira direta. Estamos fazendo as fotos num dia de verão ao meio dia, quando o sol está sobre a cabeça da modelo. Quando a luz está em cima do modelo se produzem sombras embaixo dos olhos, do nariz e às vezes embaixo da boca e do queixo. A luz do sol ao meio dia não é a luz mais favorecedora na hora de fazer fotos, pois as sombras são geralmente muito escuras (perdem detalhes: por exemplo, o olhar) e por ser considerada uma luz rasante, salientam as texturas e as imperfeições da pele.

Luz ao meio dia sem recheio

Como melhoramos a qualidade da luz que chega à modelo para atingir uma melhor imagem?

Temos duas opções usando duas propriedades diferentes da luz.

 

1. Podemos usar a reflexão direta ou difusa. Temos que refletir luz de sol no rosto da modelo para rechear as sombras (fazê-las mais claras) e atingir uma luz mais suave e menos contrastada. O que vamos fazer é usar uma superfície branca que reflete luz (um cartão branco, por exemplo) e vamos colocá-lo em frente, embaixo da modelo para que a luz do sol se reflita nessa superfície e ilumine o rosto. Temos que buscar o ângulo preciso mexendo o cartão até que a luz do reflexo recheie as sombras, fazendo elas mais claras. Isto é uma coisa bem visível, por isso, se botam um cartão e não vêem mudança nenhuma, tem que mudá-lo de posição até atingir o efeito desejado. Podem usar uma superfície branca, uma superfície prateada (dá um tom mais frio e azulado), uma superfície dourada (dá um tom mais cálido e laranja) ou uma superfície de outra cor (para atingir um efeito particular). Em geral, esta solução somente pode ser usada quando estivermos fazendo retratos de rosto ou de meio corpo. Se estivermos fazendo fotos de corpo inteiro, especialmente se a modelo estiver de pé, já fica mais complicado atingir bons resultados usando este método.

Nesta foto botamos um refletor prateado para encher algumas sombras no rosto.

 

2. Podemos usar a transmissão difusa. O que vamos fazer é colocar uma superfície neutra (cor branca ou natural) e que deixe passar uma determinada quantidade de luz, entre o sol e a modelo. O que estamos fazendo aqui é transformar uma luz direta (intensa, com grandes contrastes e sombras escuras em uma luz difusa (mais suave, menos contraste e sombras mais claras). Lógico que esta superfície não pode sair na foto. Aplicando esta técnica, as sombras dos rostos vão ser mais claras (muitas vezes desaparecem) e não vão salientar muito as imperfeições da pele. O fundo da foto vai continuar estando iluminado pelo sol direto, o qual vai mostrar um fundo com alto contraste e sombras escuras.

Esta foto foi feita num dia de sol no verão. Mas na galeria tinha um teto de vidro esmerilado que deixava passar muita luz e ao mesmo tempo atuava como um painel de difusão. Basicamente transmitia a luz de maneira difusa.