Lição 10ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO 10: RESERVANDO TEMPO PARA FICAR SOZINHO.

Em qualquer aspecto de nossa vida, a relação estreita com as pessoas é de suma importância, trabalhar em equipe, atenção aos clientes, visitas de investidores, etc. Expertos estimam que ao redor de 80% do tempo é utilizado tratando diretamente com outras pessoas. Inclusive fora de nosso lugar de trabalho, sempre permanecemos rodeados de amigos, companheiros, parentes, vizinhos, etc.
Tudo isso é importante para nossa vida profissional e pessoal, mas sempre precisamos momentos de solidão, aonde nos possamos concentrar tranquilamente em nossas atividades diárias, seja em nossa casa ou na oficina.
O MBR propõe formas estruturadas e não estruturadas para reservar tal tempo para você mesmo:
  • Você pode programar “horas de tranqüilidade” no trabalho. Muitas pessoas reservam ou a primeira ou a última hora do dia segundo seus ciclos energéticos, para ficar sozinhas, com instruções de que não se lhes moleste. Se a única forma em que você pode descansar é organizando o tempo para isto, este método pode ser o melhor para você.
  • Você deve tirar vantagem das interrupções naturais no trabalho. Se você é flexível por natureza, pode ser factível para você encontrar pequenos períodos de tempo livre por aqui e por lá para se isolar e descansar. Por experiência própria, posso afirmar que em ocasiões, períodos de 15 ou 30 minutos são suficientes para aclarar idéias, organizar as atividades, planificar mentalmente, e inclusive, até para descansar e mudar de ares!
  • Algumas pessoas aproveitam o isolamento durante as viagens de sua casa ao trabalho e vice-versa. Principalmente quando se viaja por trem ou ônibus, se tem sempre o recurso de isolar-se do resto dos passageiros. Se você se dedica a trabalhar durante as viagens, este não será o momento adequado para relaxar seu sistema nervoso, mas convém levá-lo em conta se o trabalho pudesse fazer-se melhor em outra oportunidade.
  • Pode estabelecer um momento determinado para ficar sozinho em sua casa. Se você é das pessoas que se acordam cedo, poderia destinar a hora anterior ao café da manhã para si próprio; ou, se as costumes familiares o permitem, poderia isolar-se durante meia hora ao voltar do trabalho.
  • Pode isolar-se em sua casa realizando atividades solitárias. Em lugar de estabelecer um horário fixo para ficar sozinho, algumas pessoas se dedicam a atividades relaxantes propícias para descansar a mente, como jardinaria, música, trabalhos em madeira ou outros artesanatos.
  • O momento deve ser de relaxamento. Alguns indivíduos encontram na disciplina da meditação um meio eficaz para tranqüilizar o furacão mental de uma vida muito ativa. Outros relaxam sua mente ocupando suas mãos de uma maneira ou de outra, e outros descansam mentalmente com exercícios físicos. E alguns permanecem sentados e deixam seus pensamentos vagar livremente.
O importante é lembrar que seja no trabalho, viajando ou na casa, o propósito deste tempo é para seu próprio recreio ou rejuvenescimento, ou como diz um colega meu: “para carregar as pilhas. Você poderia descobrir que o tempo que destina para você mesmo produz idéias construtivas ou soluções para alguns de seus problemas. Mas, não marque nesse momento objetivos específicos porque não encontrará o relaxamento que você precisa para aumentar sua eficiência.