Lição 16ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO 16: UM PLANO DE DEZ PONTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

A continuação se mostra dez pontos significativos sobre a maneira em que devemos administrar melhor o nosso tempo, em qualquer aspecto de nossa vida diária, profissional, laboral, social, etc., onde seja que nos desempenhemos, sempre nos serão de utilidade. A maioria de pontos resume o tratado neste curso.
Estes pontos foram adaptados do Modern Bussines Report (MBR), e espero que vocês aproveitem o máximo cada uma das sugestões mostradas.


1.      Organize um pequeno caderno para levar consigo. Consiga e utilize um pequeno caderno tipo calendário de bolso, será de muita utilidade, mais do que você imagina. Nele pode escrever suas metas, atividades e idéias soltas (ou acaso, já não lhe aconteceu que quando vai num meio de transporte, ou em seu carro, etc., se lhe ocorrem idéias novas, mas quando chega a sua oficina, as esqueceu!). O fato de formalizar suas metas e seus planos reforçará seu compromisso para lográ-los. Escrevê-los, é o primeiro passo. A maneira em que você estruture seu caderno será bem particular, pois o que interessa é que você se sinta cômodo utilizando-a. Quanto mais definida e sucintamente possa constituir seu caderno, mais liberdade terá para atuar de acordo com ditos propósitos.

2.      Planifique suas metas com uma base mensal. Quando queremos realizar uma planificação mensal, sempre o pensamos duas vezes, pois pensamos que um mês é um período de tempo ambíguo para marcar metas, mas, se não o fazemos desta maneira, num período bem menor será difícil observar os avances que se têm na consecução dos objetivos.

3.      Escreva somente as metas que você tem verdadeiro interesse em alcançar. Quando você persegue metas das quais não se sente parte, se arrisca à desilusão. Por isso, o MBR estabelece que “quando você não logra alcançar essas metas, a sensação ao fracasso (ou culpa por falta de cumprimento) obstaculizará o logro das metas que você verdadeiramente deseja.  Estabeleça metas que você queira alcançar embora você mesmo duvide de sua capacidade para materializá-las. Se você quer algo com verdadeira determinação, o fato de permitir que dito desejo saia à superfície ajudará a descobrir os meios para triunfar, ou lhe marcará as direções apropriadas que você pôde não ter previsto. Mensalmente, a medida que planifica suas metas, as mudanças que você tenha efetuado em sua vida o mês anterior lhe ajudarão a planificar seu curso para os meses seguintes”.

4.      Avalie os resultados mensalmente. É bom que você avalie os resultados que pouco a pouco vai obtendo na consecução de seus objetivos. Se no começo os resultados não são os esperados, não se desanime, na medida em que avance observará que ao final os progressos serão cada vez maiores, pelo que você se sentirá motivado para continuar avançando em suas metas. Quando os resultados sejam excelentes, cumprimente-se; quando os resultados sejam deficientes, reveja seus propósitos e atividades, e se for necessário, reescreva-las.

5.      Planifique diariamente umas poucas atividades específicas orientadas à consecução de suas metas. Sabemos que seu dia se encontra saturado de obrigações, mas para avançar no cumprimento de seus objetivos trate de incluir dentro de suas atividades diárias, uma ou duas atividades que contribuam ao logro de suas metas em longo prazo. Por exemplo, pode incluir contestar esse email que tem pendente, realizar um contacto novo, visitar uma empresa ou oficina, etc. Podem ser atividades pequenas ou ambiciosas, o importante é que dia a dia trate de levá-las a cabo. Com o tempo observará que pouco a pouco você pode “fazer mais coisas em menos tempo”. Comprove-o.

6.      Integre o conceito de avaliação no uso do tempo em cada uma das novas atividades. Realize constantemente e sempre que possa “abstrações” em seu dia a dia. Faça uma pausa, analise a situação cada vez que iniciará um trabalho novo, pergunte-se se você é o indicado para levá-lo a cabo e que benefícios futuros obterão ao investir seu tempo nessa atividade. Quando você examine o que faz, se dará conta que algumas das atividades que realiza não têm conexão com o que deseja lograr ao investir seu tempo. Quando realize este exercício, se dará conta que em muitas ocasiões realizamos tarefas que nos consumem grande quantidade de tempo, e que sua contribuição ao cumprimento de seus objetivos é de pouca relevância. Com isto, você perceberá que existem algumas atividades que merecem mais tempo do que realmente se lhes estão destinando, e ao realizar uma redistribuição das tarefas se contará com mais tempo disponível.

7.      Utilize o relógio o menos possível. Ás vezes acontecem situações onde estar atado a um tempo fixo não é conveniente. Resulta que quando tratamos um assunto importante, o melhor é deixar que a situação se desenvolva até onde deva chegar. Por exemplo, numa reunião onde se tratem temas transcendentais para a empresa, seria impossível estabelecer uma hora de finalização da reunião, e muito mais forçar chegar a conclusões só porque o tempo destinado para a mesma já expirou. O MBR o considera da seguinte forma: Você precisa liberdade para continuar o pensamento, o trabalho, ou o contacto pessoal do momento, dedicando-lhe todo o tempo que seja necessário para desenvolver o máximo potencial do mesmo.  Comece por fazer mais elástico seu programa de tempo. . Minimize os compromissos firmes de tempo que você estabelece para cada dia.Em cada assunto que se lhe apresente, responda às exigências do mesmo atribuindo-lhe um tempo determinado. Do mesmo jeito, quando sinta que se encontra imerso numa atividade da que já não é produtivo, mude de atividade e volte sobre a primeira mais tarde.

8.      Comece agora mesmo a identificar o valor de cada instante. Este é um conselho que ao aplicá-lo, você irá encontrando a riqueza de cada momento, suas oportunidades e os limites, a fim de aproveitar as possibilidades que nos brinda “viver o momento”. Evite desconversar sobre o passado e trate de adivinhar o futuro. Se trabalha conscientemente o presente, notará que seu tempo começa a resultar-lhe mais folgado.

9.      Comece a utilizar seus recursos ao máximo. Se você se encontra enfocado em alcançar seus objetivos, fará o máximo esforço em alcançá-los. De maneira tal que combinando seus recursos com seu tempo presente, poderá obter resultados que nem você mesmo sabia que podia lograr. Assim que a partir de agora, comece a utilizar ao máximo cada minuto que você disponha, conecte-se com sua mente, sua criatividade e a consecução de suas metas estarão “à volta da esquina”.

10.  Aceite o presente como o único tempo de que você dispõe. Como diz a canção “o que passou, passou”. As coisas passadas deixe-as no passado, e concentre-se no presente, no momento atual. Não fique agoniado por coisas que não fez e que pôde fazer, esqueça do que não foi, pois isso não se pode mudar. Mas, o que se pode mudar a partir de agora é enfocar-se única e exclusivamente no presente, e a partir de aqui começar a moldar seus novos hábitos para sua nova vida. O MBR resume isto na frase seguinte: “em definitiva, o presente é com tudo o que você conta para trabalhar, para materializar seus sonhos, e para se converter na pessoa que você quer ser