Lição 12ª

 

 

 

 

 

   

Vinificação em tinto (II)

 

Vinho tinto: uma maceração do vinho

Como mencionado anteriormente, este processo é a característica mais proeminente na elaboração desses vinhos.

Tipos de maceração vinho tinto obtido de acordo com:

Macerações curtas .- Eles resultam em vinhos frutados vermelho com cores intensas, roxo e ligeiramente rugosa (adstringente) na boca devido à abundância de antocianinas. Geralmente fermentados em temperaturas abaixo de 25 graus. Melhor para o meio-consumo no curto prazo, 1 a 2 anos.

Longa maceração adequado para armazenar os vinhos tintos. Este processo favorece a passagem de substâncias no vinho (principalmente taninos) que se dão bem com o envelhecimento subseqüente, e pode significar vinhos de alta qualidade com bouquet, com aromas e sabores característicos.

Grande operação: Climb

Durante a fermentação, as peles, pela ação de CO2, formando um "cap" na parte superior do tanque.

A função deste processo é que este chapéu parece regado com vinho por baixo, através de tubos que conectam a base até o topo do tanque para homogeneizar a cor em torno do vinho, por isso é necessário é realizada na maioria das vezes rastreada durante a fermentação.

Dependendo do desempenho do tanque de fermentação é feita com ou sem aeração.

O racking

Quando o produtor e estima-se distante o suficiente das substâncias da pele que eu queria, separando o vinho das peles e sementes e outras substâncias (que é chamado de "pasta").

O vinho (ou melhor, o vinho deve-) apenas mais um tanque de fermentação alcoólica a ser pressionado a partir das peles para o lagar, a cor mais concentrada e outras substâncias, mas geralmente menos bem no palato (embora a primeira fração a imprensa, o primeiro pressionando suavemente se você tende a ser de boa qualidade).

Fermentação maloláctica

Ocorre após a fermentação alcoólica terminado.

De ácido málico, um gosto amargo e gramada, é transformada em ácido láctico, mais agradável e suave ao paladar, com melhora também vinho aromático.

É por isso que é um processo fundamental na obtenção de vinhos de qualidade e mais em áreas que dão origem a vinhos altamente ácidas que são geralmente latitudes do norte.

Este processo também pode ocorrer em brancos, embora isso geralmente não melhora o vinho, tanto tinto.

Maceração carbônica

É uma técnica de vinificação especial que usa o esmagamento das uvas:

Depósito se baseia em cachos inteiros em um tanque com uma atmosfera de dióxido de carbono para evitar a presença de oxigênio.

Nestas condições há uma fermentação intracelular de uvas causada por enzimas em suas células e produzir um ou dois graus de álcool etílico.

O depósito deve ser selado ea atmosfera de gás ocorre:

Por adição directa, pela adição de 5-10% de fermentação no fundo do tanque.

Sem acrescentar nada: o método tradicional no Alavesa Rioja, é só esperar para que as uvas são esmagadas fundo do tanque pelo peso do acima exposto, um começo de fermentação alcoólica normais que fornece o resto da atmosfera vintage de dióxido de carbono .

Quando houver dois fermentação alcoólica pára este enzimas intracelulares especial para teor de álcool não resistir a esta, e outras bebidas alcoólicas produzidas e qual é a fermentação alcoólica normal.

A peculiaridade desta fermentação é:

Há extração de menos cor.

O ácido málico é amplamente consumido (vinho menos ácido e mais fácil de beber).

Aromas varietais predominam (vinhos de fruta).

O sistema de processamento deverá fazê-lo em climas frios, onde os vinhos tendem a ser mais ácida e dura na boca e não são adequados para o envelhecimento do vinho, eventualmente, perder suas características frutadas bom.

É um processo que pode ser feito também nos vinhos brancos, embora não muito comum