Lição 14ª

 

 

 

 

 

   

Fatores críticos para a qualidade do vinho

 


A variedade de vinifera com o clima eo solo são os três fatores determinantes da qualidade dos frutos.

Diferentes solos e climas com uma variedade de vinifera, têm um impacto direto na cor, sabor e aroma do vinho depois.

Esses três fatores, a forma de fazer o vinho, são os fatores determinantes nas características do vinho final.Aqui nós descrevemos em detalhes:

1 - Tipo de uvas (Vinifera)

O tipo de uva é fundamental, pois mesmo em diferentes condições climáticas e do solo, dá o vinho suas características próprias e peculiares.

Exemplos: as uvas Cabernet Sauvignon em um número crescente de diferentes países produzem vinhos com sabor a "pimenta verde".

A uva Tempranillo é geralmente aromas manifesto de frutas vermelhas do bosque (framboesa, groselha, etc.) Quando um vinho jovem.

O vinho de uva Muscat transmite muito variada de aromas de flores: jasmim, rosa, tuberosa ...

2- Do solo

Devido à diversidade de solo existente, mova as características de cada tipo de vinho, resultando em vinhos típicos desta área (o "terroir", no jargão do vinho).

O mais original do solo, tanto mais que é o vinho produzido a partir de uvas que estão nele, com caixas de vinho no rótulo que proeminentemente afirmou que procede de tal pagamento ou a área onde o piso é único vinhedo sua composição, textura (argila, areia, silte).

A importância do solo porque as raízes das plantas estão absorvendo substâncias encontradas nele.

Vinhos de melhor qualidade costumam vir de solo bastante pobre em matéria orgânica e calcário e ligeiramente úmido. Solos são mares próximos, oceanos e rios principais, que são geralmente vinha de alta qualidade e bom amadurecimento das uvas.

Exemplo deste último ter vários: rio Garonne (Bordeaux), Rio Duero (Ribera del Duero, Porto, Toro), Rio Reno (Alsácia).

Exemplo de tipos de solo e vinhos correspondentes:

Calcário, full-bodied vinhos, bebidas espirituosas, bom para criação de animais.

Argila calcária, vinhos finos, bouquet delicado.

Sandy: vinhos alcoólicos luz brilhante.

Clay: Vinhos muito bem não

Exemplo de uma área de vinhos de alta qualidade:

O Priorado de alta qualidade, os vinhos são produzidos em uma província montanhosa espetacular de Tarragona, que tem um piso chamado "llicorella" vulcânicas, ardósia preta e quartzito vermelho.

Esta peculiaridade do solo é então traduzido em uma série de características e componentes que movem o vinho e faz com que a qualidade mais originais e de alta.

3 - Tempo

Da mesma forma para o chão, a grande variedade de climas é diretamente proporcional à extensa lista de vinhos.

Temperatura e precipitação, como umidade e outras influências ambientais, tais como a proximidade do oceano, rio ou montanhas, são todos fatores que afetam a qualidade ea quantidade de uvas.

Na geografia dos climas temperados do vinho de qualidade tendem a predominar, com um número de horas de sol por ano de chuva normal ou alta e baixa, mas bem distribuídos.

Exemplos de vinhos de qualidade determinado pelo clima da região:

Sherry e Sanlucar: maior ou menor incidência de ventos úmidos do oeste e proximidade ao Atlântico é um dos fatores que dão características diferentes para os vinhos finos produzidos em Jerez Manzanilla e produzida em Sanlucar de Barrameda.

Vinhos licorosos de Sauternes, a ação do sol e da noite da manhã de umidade no outono da região Bordeaux favorece a ação de um fungo que causa uvas para agir sobre ela melhorou a resultar em um dos vinhos mais sobremesa procurado do mundo: Sauternes.