Lição 17ª

 

 

 

 

 

   

Envelhecimento do vinho (II)

 

Nós nos concentramos em réus ou vinhos regulares, como vinhos, e entre eles os vermelhos, que são mais praticamente do total de vinhos envelhecidos.

Fases da criação

1.Fase oxidativo (MADEIRA)

2.Fase de Redução (FRASCO)

1) Fase de madeira

Nesta fase, o vinho é submetido a uma oxigenação leve, mas prolongada:

Suave, é produzido pela pequena quantidade de oxigênio que entra através dos furos pequenos no barril ou aduelas, o oxigênio se dissolve no vinho e combinado com seus componentes.

Essa ação leve oxidativo, mantida por um certo período de tempo, evolui para o vinho: vermelho-violeta cor de vinhos tintos jovens tendem a se tornar vermelho-telha devido à oxidação dos taninos e reações de condensação de taninos e as antocianinas(os responsáveis ​​pela cor dos vinhos jovens).

No longo antocianinas envelhecimento de vinhos e até mesmo desaparecer, a cor muda para tons de vermelho com um leve toque amarilláceo telha, em alguns casos mais evoluídos.

Sua vez, traz os componentes de madeira que melhorar a si mesmos e juntar o vinho si mesmos, tais como os taninos de madeira criticamente envolvido no gosto e aldeídos que irá influenciar muito o aroma do vinho.

Os tipos de madeira são principalmente usados ​​em carvalho variedades diferentes: carvalho americano e carvalho francês (Allier Limousin).

Durante este período, é desejável que os barris são completamente cheio e se assim não fosse, iria acelerar e desequilibrar a criança, para o que deve ser constantemente reabastecidos. Esta é uma operação muito trabalhoso adega chamado de "recheio".

Outro trabalho importante é o "trasfega" tem que transferir o vinho de um barril para os outros (3-4 vezes por ano) para eliminar progressivamente os depósitos que se formam no fundo do barril, como resultado de partículas de sedimentos naturais vinho e, por outro lado você tem uma aeração mais vigorosa, benéfico para a evolução dos benfeitores de certas substâncias na qualidade do vinho.

2) Fase garrafa

Também conhecido como o envelhecimento da garrafa. Se o palco de madeira foi ligeiramente dominada pelo meio oxidativo nesta fase é totalmente reduzindo ambiente, protegido de oxigênio.

É a ausência total de que faz certos sabores e aromas de madeira adquirida poder fase neste período, "afinando", você começa a criar o que é chamado de "bouquet" do vinho.

Para isso é a ausência total de oxigênio, as garrafas têm de descansar em uma posição horizontal, isso garante que o contato do líquido com a rolha, ela incha e, assim, evita que o ar de fora.

A duração desta fase é variável:

Por exemplo, se um vinho que foi antes de dois anos em madeira, por área, tipo e evolução de uvas para vinho envelhecimento normalmente são dadas pelo menos um ano em garrafa, dois, três, quatro ou até mesmo seis ....

Sobre isto não há fórmula matemática que nos informa a hora certa, depende da evolução do vinho, o enólogo experiência em comparação com outros anos, e assim por diante.

Condições ambientais da criação (em duas fases)

Temperatura .- deve ser coerente: entre 12-16 graus é o ideal, acelerar os valores genéticos sobre o vinho produzindo menos multas.

Luz .- deve ser baixo, dim.

Umidade .- Cerca de 85% valores mais baixos levam a reduções consideráveis ​nos barris, as áreas de reprodução são geralmente caves subterrâneas, cavernas ou áreas especialmente equipados para estas condições.

Sem odores.

Ausência de ruído.

Posição horizontal das garrafas.