Lição 18ª

 

 

 

 

 

   

Processos de acabamento

 

Depois de ver o que eles consistem em três tipos principais de vinho (branco, rosa e vermelho), que ocupam a linha comum do desenvolvimento dos três tipos que são engarrafamento pré-processos.

Antes do engarrafamento do vinho deve ser:

Esclarecer

Estabilizar

Filtradas

Esclarecimento

Isso é que o vinho é completamente livre de substâncias estranhas ("clear" na linguagem da degustação), não mostrando qualquer turbidez, é um processo que já foi feito pouco a pouco nas etapas anteriores do processamento.

O que acontece é que, embora o vinho já terminou fermentação, ainda permanece substâncias em suspensão, como leveduras, bactérias, uvas restos celulares, colóides, etc. portanto, você tem que tratar o vinho para remover essas substâncias e deixe o vinho claro e limpo.

Para isso, os produtos utilizados são essencialmente os seguintes:

1 .- Esclarecendo orgânicos (proteínas na natureza): gelatina, caseína, albumina, cola de peixe.

2 .- Minerais Esclarecendo: bentonite, terra de diatomáceas.

3 .- Esclarecendo planta: vinho de taninos de carbono, ativa

4 .- Synthetic Esclarecendo: P.V.P.P.

Estabilização

Mas não é só o vinho é limpo, mas manter essa clareza das vezes não, mais uma vez perturbar o vinho uma vez esclarecidas. Para isso existem certos processos físicos e químicos que impedem que o vinho de alterações devido principalmente ao calor, frio, aeração e teor de proteínas (o último é um dos fatores que têm impacto sobre os fenômenos da turbidez de vinho, especialmente em vinhos brancos)

Filtração

É realmente uma técnica de esclarecimento, muitas vezes usado como processo final após a adição de apenas multar ou processo de clarificação.

Quando este ocorre é um processo mais rápido e mais seguro do que a adição de agentes de multar, mas não fornece nenhum esclarecimento tão bom quanto estes.

Normalmente, a operação de filtragem é complementar à adição de multar é alcançado e aumentar o desempenho dos filtros, que não obstruem tão facilmente.

Centrifugação é utilizada em vinícolas que produzem grandes volumes de vinho, por causa de seu custo. É baseada na separação de partículas utilizando a acção da força centrífuga.

Apesar de todos esses tratamentos, há sempre algumas partículas muito pequenas que são praticamente impossíveis de remover. Por outro lado, em alguns vinhos tintos de longo envelhecimento em madeira e garrafa está depósitos freqüentes de matérias corantes e em alguns vinhos quase inevitável.

Para corrigir isso, antes de servir a garrafa de vinho é colocado na posição vertical o tempo suficiente para cair para os depósitos de fundo da garrafa e praticando um "jarreo" racking do vinho ou em outro recipiente com segurança separar esses sedimentos.

Engarrafamento

a) Características de Vidro

A garrafa permite fácil apresentação e partilha de vinho bom e do recipiente de vidro é melhor para desenvolver e manter as qualidades de vinho. Isto é devido às características do vidro:

O vidro é uma substância amorfa, insolúvel, resistente à ação de ácidos e bases, em suma: inerte, não seja alterada para conter vinho no seu interior.

Sua cor depende da proporção de óxidos de ferro possuem: a cor do vidro é muito importante para proteger o vinho da ação da luz, mais escura que o vinho é melhor protegidos, a menos que você use vidro escuro ou branco com freqüência em muitos vinhos brancos como esses vinhos serão consumidos geralmente jovens (ou seja, não muito exposto à luz).

Outro exemplo do tipo de vinho e taça de vinho são generosos, eles são embalados em vidro e vinhos preto ou muito escuro, que são especialmente sensíveis a amontillado leve, fino, perfumado, ...)

b) Processo de engarrafamento

1 .- lavar garrafas

2 .- Recheio: a garrafa está cheia a um nível recomendado (deixe um espaço oco por expansão que podem ocorrer ao vinho) e esta é muitas vezes acompanhada pelo vício, desde o enchimento mesmo, uma atmosfera de gás nitrogênio ou gás carbono leve para evitar a oxidação do vinho que dá o contato do vinho com o ar da mesma forma que a mídia do enchimento dentro da garrafa.

3 .- Capping: a incorporação da cortiça é normalmente o mais comum. No entanto, para os vinhos a serem bebidos jovens cápsula de alumínio são frequentemente usados ​​(por exemplo, um pouco de vinho). O aperto da tampa é garantido pela ação e efeito de esmagamento na borda do pescoço, uma máquina de lavar ou um disco suave, neutro, impermeável, imune ao vinho, pelo menos curtos períodos de tempo, de modo que este método não é confiável para vinhos envelhecidos.

4 .- Proteção: a cápsula, que é geralmente uma liga de estanho e alumínio, além de ser um elemento estético da garrafa, garantindo a inviolabilidade da garrafa.

5 .- Rotulagem: a imposição de rótulo e contra-rótulo (posterior). O rótulo é fundamental para a imagem que o vinho vai transmitir ao povo. Enquanto fiscal sempre foi motivos clássicos (escudos, armas, títulos de nobreza), tem cada vez mais entrou no moderno e pós-moderna, talvez dando a imagem do vinho "diferente", "inovadora" que "inova" e é que esta é a tendência: em originalidade do vinho, para o deleite dos fãs de boa ansioso para ver novos estilos de vinho.

Estas tags, quaisquer que sejam, dão ao vinho um equilíbrio e elegância que nenhum outro alimento e do vinho que fazem um produto respeitado e muitas vezes admirado.