Lição 21 ª

 

 

 

 

 

   

Vinhos da Andaluzia (I)

 

Vinhos fortificados

Eles são os vinhos secos ou doces condenados produzidos com variedades de uvas selecionadas, o que, de acordo com as normas tradicionais ou indivíduos (incluindo a adição de álcool vínico em determinadas fases do seu desenvolvimento e vinhos doces naturais), dar-lhes características distintivas ea gradação álcool será entre 14 º e 23 º, com a maior parte deste teor alcoólico da fermentação do mosto inicial.

Dentro deste grupo de vinhos, incluindo alguns prestigiados vinhos do mundo, tais como: Porto e da Madeira (Portugal), Sauternes (França), Tokay (Hungria), Málaga, Moriles-Montilla, Condado de Huelva e Jerez.

Discutimos em profundidade os vinhos doces andaluza: multa, Amontillado, Oloroso, Manzanilla ...

Fortificada Andaluces vinhos

Estes são vinhos com alto teor alcoólico, devido ao seu design especial, que geralmente envolve a adição de álcool vínico para obter um produto de qualidade excepcional e único.

Estes vinhos são na Denominações de Origem: Jerez, Málaga, Huelva e no condado de Moriles-Montilla, embora haja também os vinhos destas características em outras áreas, tais como: Aljarafe (Sevilla), Lopera (Jaén).

Vamos nos concentrar nas vinhas de Jerez, uma das mais importantes na Andaluzia e Espanha qualidade e quantidade e originalidade, bem como seus meios de produção e envelhecimento de vinho.

Além de desenho estilo Jerez é frequentemente utilizado em quase todas estas áreas, embora cada uma tem pequenas modificações que lhes forem concedidos, em seguida, sua personalidade vinhos.

Produção e envelhecimento da Sherry

Para começar, vamos certamente dois fatores críticos para a obtenção destes vinhos únicos:

Solo: A taxa usual é albariza Jerez, um solo que ocorre apenas nesta parte do planeta. Com especial capacidade de absorção características da água elevada e uma composição predominante de calcário, e um tipo de terreno que proporciona boa penetração das raízes para obter os mais diversos substratos, que são então transmitidos para o vinho.

Esta facilidade de absorção de água é superar a falta de chuvas geralmente ocorrem no período de verão.

O clima: temperado, a precipitação de cerca de 600 cc / ano, verões quentes e uma notável influência do Oceano Atlântico nas proximidades, tanto pelos ventos de oeste no verão (se o tempo abrandou facilitando um melhor amadurecimento uva) e pelo "sprays" de manhã freqüente, que é uma fonte moderada, mas constante de água para a planta, fornecendo todos os processos de nutrição e síntese de uvas Palomino, que é a base da maioria dos vinhos Jerez. A variedade da uva outras mais importante nos vinhos de Jerez (principalmente vinhos doces) é o Pedro Ximenez.

Envelhecimento ocorre no argamassas e criaderas, exceto na fase inicial de "sobretablas".