Lição 9ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONDUTA SOCIALMENTE HABILIDOSA

• Expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões, direitos, prazeres… : o leque de coisas que podemos necessitar expressar de um momento determinado é bastante amplio. Geralmente às pessoas nos custa mais uns aspetos que outros. Quando nos propomos melhorar nosso nível de competência social, é conveniente dedicar um tempo à auto-avaliação, para saber que tipos de conteúdos são mais difíceis de comunicar; expressar nossos sentimentos, fazer valer nossos direitos…

• De um modo adequado à situação: a comunicação não se pode separar do contexto onde tem lugar. Não é o mesmo falar numa reunião de amigos que em uma de trabalho, por exemplo. Cada situação requer uma entonação, um vocabulário e umas expressões diferentes, embora o objetivo que se persiga seja o mesmo. A comunicação eficaz é aquela na que somos naturais.

• Respeita aos demais: a competência social deve partir de que os direitos são comuns a todos; portanto numa situação de comunicação temos que aceitar o fato de que os demais também pensam, sentem, exigem, desejam.

• Geralmente resolve os problemas imediatos: nem sempre logramos o que queremos, mesmo que nos hajamos expressado claramente e a que não ferir ou molestar à outra pessoa tinha sido uma prioridade para nós. Essa é uma possibilidade que temos que assumir, uma coisa é ser habilidoso socialmente e outra é controlar as reações dos demais. Este não é motivo para abandonar nosso propósito de melhorar em nossa forma de comunicar-nos, como veremos mais adiante. Com o tempo, nossa rede de apoio social será de melhor qualidade.

• Minimiza a probabilidade de futuros problemas: quando somos capazes de forma reiterada de comunicar-nos e a vez de cuidar as relações, é provável que no futuro tenhamos menos situações de conflito com os demais. Se as pessoas com as que nos relacionamos percebem que somos claros, honestos e respeitosos, é mais provável que no futuro se comportem da mesma maneira conosco, ou pelo menos, não de forma hostil.