Lição 10º

 

 

 

 

 

 

 

Valor percebido pelo cliente

.

Para melhorar esse valor percebido pelos clientes, devemos atuar sobre vários fatores:

• Acessibilidade. Entendemos por acessibilidade a facilidade para obter o serviço. Um banco com muitos caixas automáticos é mais accessível. Se dispusermos de um horário amplo também melhora a acessibilidade. Se o cliente pode localizar o diretor da empresa somos mais acessíveis.

• Comunicação. Não somente devemos dar um bom serviço senão comunicar-lo. As vantagens de nosso serviço devem ser comunicadas para que possam ser avaliadas pelos clientes.

• Participação do cliente. Um aspecto fundamental nas economias modernas, especialmente nos serviços é a participação do cliente. Quando o cliente participa no serviço manifestando sua opinião, selecionando entre alternativas ou realizando alguma atividade pode aumentar o valor percebido.

• Incorporar serviços adicionais. Um aspecto vital para incrementar o valor percebido é complementar o serviço básico padrão com serviços adicionais ou suplementares.

• Programar ações para melhorar a percepção dos atributos críticos. Os clientes utilizam certos atributos que consideram fundamentais para avaliar alternativas de compra. Um aspecto fundamental é detectar os atributos que o consumidor considera como principal e por em prática ações que melhorem a percepção dos atributos críticos. Por exemplo, se os consumidores consideram vital a limpeza do quarto do hotel, devemos concentrar nesse aspecto. O quarto tem que estar limpo e ademais apresentar tal aspecto. Quer dizer, não só tem que estar limpo senão estar perfumado, que apresente limpo.

• Empregados com orientação ao consumidor. A interação dos clientes com os empregados é uma parte essencial do processo de prestação de serviço.

Um bom exemplo de analise é o que realizam os bancos ou entidades financeiras. As pesquisas mostram uma série de atributos críticos que os consumidores utilizam para decidir entre entidades financeiras e para assinar valor ao serviço oferecido pelas mesmas:

1. Imagem da entidade solvente e bem gerenciada.

2. Localização.

3. Tipo de interesse.

4. Qualidade no serviço.

5. Capacidade de inovação.

O aportamento de valor aos clientes melhora se analisamos o processo de forma sistemática. Mediante um diagrama de processo de prestação de serviço DPPS podemos estudar o processo, detectar deficiências e melhorar o serviço e a avaliação do mesmo por parte do consumidor.

O DPPS é desenvolvido seguindo algumas etapas que são:

1. Numa primeira fase, trata-se de analisar o serviço, para poder definir o procedimento de prestação e suas fases.

2. Descrição conceitual e gráfica do processo de serviço.

3. Identificar as fases.

4. Detectar problemas.

5. Fixar os níveis de tolerância.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte