Lição 22º

 

 

 

 

 

 

 

Plano de qualidade. Redesenho dos procedimentos

.

A prática de um plano de qualidade pode exigir o redesenho dos procedimentos e dos postos de trabalho. Para por em prática deste redesenho dos processos é preciso:

• Analisar os processos que desenvolvem a empresa desde a perspectiva do cliente. Estudando como os diferentes processos e tarefas dão valor ao cliente.

• Certos processos que se desenvolvem de forma rotineira em muitas empresas não dão valor ao cliente e podem ser eliminados.

• Analisar as diferentes tarefas que compõem os procedimentos. Estudando com atenção especial os incidentes críticos; aquelas etapas dos procedimentos aonde se produzem os erros.

• Eliminar tarefas. Certas tarefas podem ser eliminadas mediante uma reorganização dos métodos de trabalho.

• Redesenhar tarefas. Algumas tarefas críticas devem ser redesenhadas para melhorar a qualidade, o atendimento aos clientes e a rapidez na resposta.

• Estabelecer procedimentos. Fixar normas e procedimentos.

A análise dos processos e o estabelecimento do procedimento formam parte dos processos de certificação de qualidade que tem os seguintes aspectos fundamentais:

1. O serviço se faz respondendo a algumas especificações estabelecidas.

2. E mediante uma organização orientada a satisfação do cliente.

3. Estabelecem-se alguns parâmetros de exigência.

4. Estes parâmetros vão medir e controlar de forma contínua.

5. Que se vão adotar medidas corretivas se procede.

6. Que existem casos específicos para atender aos clientes em suas desconformidades e informar-lhes das ações empreendidas.

O estabelecimento de um sistema de qualidade total não fica no estabelecimento e analise de alguns procedimentos ou normas senão que comporta um processo contínuo de controle de qualidade.

1. Pesquisa de usuários finais para conhecer quais são seus padrões exigidos a qualidade de cada produto ou serviço.

2. Comunicar aos empregados as ações para alcançar o nível de qualidade e comunicar os resultados que se vão obtendo.

3. Criação de incentivos e reconhecimentos para motivar aos trabalhadores. Fomentar a orientação ao cliente não somente como filosofia senão estabelecendo incentivos e reconhecimentos. É preciso por o dinheiro necessário para acompanhar as declarações de qualidade.

4. Controle periódico dos afastamentos. Medição contínua dos resultados obtidos e comparação com os objetivos estabelecidos no plano.

5. Compromisso da direção para solucionar os problemas. E imprescindível o compromisso da direção com o sistema de qualidade. O compromisso exige alinhar os incentivos, formação, avaliação dos empregados com a satisfação do cliente.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte