Lição 12: Change Management ( Gestã da Mudança )

 

 

 

 

 

   

Change Management

Antes e durante a execução de um sistema integrado de qualidade total devemos ser conscientes de que vamos fazer mudanças na nossa organização: na forma em que os trabalhadores interagem com ela, na forma de remuneração, e assim por diante. Assim, e como um primeiro passo, é preciso fazer uma análise da gestão da mudança na qualidade total.


Para fazer isso vamos estudar a James (1997), quem indica que a qualidade, por si só, significa mudança. Mudança significa qualquer coisa que altere o equilíbrio ou estado de uma situação laboral. Isso inclui o desenvolvimento de mecanismos de formação, em resposta às novas tecnologias, mudanças nos requisitos do cliente e técnicas de gestão.

 

As mudanças que atingem toda a organização são eficazes, mas exigem uma grande quantidade de tempo para implementá-las e causam muitos problemas relacionados com o controle. Os programas mais reduzidos são úteis, mas poderiam estar afetados por uma mudança ou alteração isolada, onde poderiam se afetar as relações externas. Os enfoques estruturados implicam que as pessoas relevantes serão informadas das alterações e de como estas podem lhes afetar. Eles também receberão informações sobre os objetivos do programa, de como serão abordados os conflitos, e que recursos e apoio são disponobles para ajudar os indivíduos a gerir o processo de mudança com eficácia.

 

Questões envolvidas em uma execução bem sucedida de um programa de mudança são a formação de uma visão, a adaptação do planeamento e o acompanhamento contínuo do processo de mudança.

Figura 9 processo de implementação da mudança

A cultura de um grupo, departamento ou organização pode apoiar ou inibir a mudança. Então, gerir efetivamente a mudança é um fator chave na gestão da qualidade total em uma organização. Também, compreender como funciona o “sistema” oculto da organização, suas relações internas, podem nos ajudar a implementar o TQM.