Lição 19 : Recursos Humanos e Qualidade Total.

 

 

 

 

 

   

Recursos Humanos e TQM

Na secção n º 3 antecipamos com o pessoal e a sua gestão afetarão na integração o benchmarking no TQM, ou como o pessoal poderia estar relutante a mudar. Tentavamos mostrar que sem uma adequada gestão de recursos humanos, sem esquecer que o centro de toda ação é a orientação para o cliente (interno/externo), o TQM falharia na sua tentativa de manter uma vantagem competitiva sustentável, uma melhoria contínua da organização.

Nesta seção, discutiremos a forma de integrar a gestão de recursos humanos em TQM.

A melhoria contínua e os recursos humanos.

Discutiremos brevemente alguns fatores comuns que encontraremos em um sistema TQM em relação ao esforço dos trabalhadores por atingir a melhoria contínua, incluindo:

As e quipes de trabalho

Em um ambiente de TQM, as equipes de trabalho compartilham a responsabilidade pela melhoria contínua. As equipes são as pessoas envolvidas na busca de novas idéias e no debate sobre questões relacionadas ao desempenho e resultados. Também recomendam soluções e, dentro das fronteiras organizacionais, as implementam. A diferença entre os círculos de qualidade e as equipes de trabalho centra-se no espírito multidisciplinar da segunda.

Solução de problemas e delegação de responsabilidades

Como vimos no ponto quatro, a organização e seu sistema irão determinar os esforços de melhoria da qualidade em relação aos empregados que interagem no mesmo. As ferramentas de controle que veremos no ponto seis, podem ajudar aos trabalhadores para identificar as causas e soluções para os problemas. Os trabalhadores podem usar essas ferramentas para determinar se existe um problema, e se assim for, o que pode ser feito para solucioná-lo.

Embora as ferramentas de controle sejam claras e simples, a sua aplicação no âmbito do sistema TQM tem muitas ramificações, dependendo do estilo de gestão do trabalho. É, essencialmente, proporcionar aos trabalhadores a informação, formação e autoridade necessária para realizar esses analises e implementar os seus resultados. Normalmente em empresas tradicionais os diretores não compartilham nem informação nem autoridade com os seus empregados.

A delegação de responsabilidades significa também a capacitação dos trabalhadores para resolver os problemas com os clientes (internos/externos), sem ter de obter as lentas aprovações de supervisores.